Serra viaja de trem

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta quarta-feira (28) que a reforma política é uma questão que extrapola os limites do governo, mas afirmou que a discussão do tema está lenta.


Não é para defender ou atacar o governo Lula. Esta é uma questão que extrapola o governo, disse o governador, ao ser questionado se o presidente estaria demorando a realizar a reforma política. Serra, no entanto, disse que as reformas estão lentas, sem sombra de dúvida.


O governador fez o comentário ao falar pela segunda vez nesta quarta-feira sobre a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) segundo a qual os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos. Acho que essa decisão do TSE vai na linha correta, mas o ideal teria sido fazer isso no contexto de uma reforma. Tudo programado, pensado, criticou Serra. Para o governador, a decisão vai na linha correta da reforma política.


Viagem de trem


Serra viajou na tarde desta quarta-feira no primeiro trem reformado entregue para uso na Linha F (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) neste ano. Outras três composições já haviam sido reformadas para esta linha em 2006. O governador saiu da Estação Brás, na região central de São Paulo, e foi até a Estação Comendador Ermelino, na Zona Leste, passando por quatro paradas.


Fugindo do horário de pico – o embarque foi por volta das 15h -, Serra encontrou o vagão vazio e pôde sentar. Além dos passageiros, havia no trem seguranças e assessores do governador, o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e o presidente da CPTM, Álvaro Armond.


Para Serra, modernizar a frota e as estações de trem são prioridades de governo. Ele anunciou investimentos de R$ 255 milhões na Linha F. “As condições são precárias. Exatamente por isso vamos investir bastante dinheiro. Falta dinheiro no estado, mas isso tem prioridade”, disse o governador, que ouviu reclamações de alguns passageiros sobre o calor nos vagões.


O Programa Boa Viagem, da CPTM, pretende reformar 45 trens com capacidade para 1.800 passageiros até 2010. Por enquanto, apenas quatro composições ganharam cara nova. A estimativa é de que até o fim de 2007 a Linha F receba 15 trens novos. O custo total do projeto é de R$ 374 milhões.


De acordo com a CPTM, o trem em que o governador viajou ganhou novo sistema de frenagem, de comunicação e fechamento de portas. Também recebeu reforço na pintura, lataria, bancos e pisos novos.


Quando a frota reformada estiver completa, o governo estima que o tempo de espera nas estações entre as composições caia de 12 minutos para dez minutos. “Com a velocidade e a qualidade, este novo trem vai virar um metrô de superfície”, apostou o secretário José Luiz Portella.


Na terça-feira (27), Portella já havia anunciado investimentos no setor. Para ele, a Linha F, pela má qualidade do serviço oferecido à população, é considerada a pior. Por esse motivo, foi a escolhida para receber primeiro os trens reformados. Além de reformar as estações Comendador Ermelino e Itaim Paulista, outras três serão construídas: USP Leste, Jardim Romano e Jardim Helena.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: G1.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*