No que depender das idéias do Governo do Estado e da SuperVia, os freqüentadores dos trens da antiga Central do Brasil podem ficar animados. De acordo com o Projeto Pró XXI, apresentado nesta sexta-feira (dia 30) pelo presidente da SuperVia, Amin Alves Murad, na sede da companhia, para o governador Sérgio Cabral e para o secretário de Transportes Júlio Lopes, em cerca de dois anos o trem estará transformado em metrô de superfície e atenderá 1,5 milhão de passageiros por dia, circulando com intervalos de até três minutos nas horas de pico – hoje o mínimo é de 10 minutos.
Para que o plano seja concretizado, será necessário um investimento de US$ 570 milhões. Destes, US$ 60 milhões seriam aplicados pela SuperVia nas estações e em obras no sistema, e US$ 510 milhões sairiam dos cofres públicos para a compra de 120 novos trens com ar condicionado e reforma de outros 32, totalizando uma frota de 220, sendo 190 com ar (86% da frota). Hoje, esta parcela é de apenas 14% (23 trens).
“É um custo baixo, se comparado à construção de um sistema novo de transporte”, argumenta o presidente da SuperVia.
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Cerca de 450 mil pessoas utilizam diariamente os trens da Central. O número, apesar de baixo comparado com a década de 1980, quando mais de 1 milhão de pessoas viajava sobre trilhos, já é bem superior aos 145 mil de 1998, época em que a companhia foi privatizada e concedida à SuperVia. Os planos da empresa são de continuar recuperando os passageiros que migraram para o sistema de transporte rodoviário.
“Temos 160km de linha férrea. É um dado extraordinário. O que precisamos é de mais trens. Um trem, com quatro carros, comporta até mil passageiros. É o equivalente a 13 ônibus ou 84 vans cheias”, explica Sérgio Cabral, baseando-se nos número apresentados pela SuperVia.
O Pró XXI será incluído no segundo Plano Estadual de Transportes (PET II), que tem previsão de lançamento no fim deste ano, após a conclusão da atualização do Plano Diretor de Transportes Urbanos Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU).
Além do aumento da frota, melhoria da sinalização e reforma de trilhos e estações, já está em fase de implantação a troca do bilhete de papel pelo eletrônico. Desde esta sexta-feira (dia 30), o cartão é vendido na Central do Brasil e, até outubro, estará disponível em todos as estações e em estabelecimentos comerciais credenciados.
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