SuperVia terá investimento de US$ 570 milhões

No que depender das idéias do Governo do Estado e da SuperVia, os freqüentadores dos trens da antiga Central do Brasil podem ficar animados. De acordo com o Projeto Pró XXI,  apresentado nesta sexta-feira (dia 30) pelo presidente da SuperVia, Amin Alves Murad, na sede da companhia, para o governador Sérgio Cabral e para o secretário de Transportes Júlio Lopes, em cerca de dois anos o trem estará transformado em metrô de superfície e atenderá 1,5 milhão de passageiros por dia, circulando com intervalos de até três minutos nas horas de pico – hoje o mínimo é de 10 minutos.


Para que o plano seja concretizado, será necessário um investimento de US$ 570 milhões. Destes, US$ 60 milhões seriam aplicados pela SuperVia nas estações e em obras no sistema, e US$ 510 milhões sairiam dos cofres públicos para a compra de 120 novos trens com ar condicionado e reforma de outros 32, totalizando uma frota de 220, sendo 190 com ar (86% da frota). Hoje, esta parcela é de apenas 14% (23 trens).


“É um custo baixo, se comparado à construção de um sistema novo de transporte”, argumenta o presidente da SuperVia.


Cerca de 450 mil pessoas utilizam diariamente os trens da Central. O número, apesar de baixo comparado com a década de 1980, quando mais de 1 milhão de pessoas viajava sobre trilhos, já é bem superior aos 145 mil de 1998, época em que a companhia foi privatizada e concedida à SuperVia. Os planos da empresa são de continuar recuperando os passageiros que migraram para o sistema de transporte rodoviário.


“Temos 160km de linha férrea. É um dado extraordinário. O que precisamos é de mais trens. Um trem, com quatro carros, comporta até mil passageiros. É o equivalente a 13 ônibus ou 84 vans cheias”, explica Sérgio Cabral, baseando-se nos número apresentados pela SuperVia.


O Pró XXI será incluído no segundo Plano Estadual de Transportes (PET II), que tem previsão de lançamento no fim deste ano, após a conclusão da atualização do Plano Diretor de Transportes Urbanos Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU).


Além do aumento da frota, melhoria da sinalização e reforma de trilhos e estações, já está em fase de implantação a troca do bilhete de papel pelo eletrônico. Desde esta sexta-feira (dia 30), o cartão é vendido na Central do Brasil e, até outubro, estará disponível em todos as estações e em estabelecimentos comerciais credenciados.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0