A compra dos 16% que pertenciam ao GP1 foi apenas a estação primeira. O retorno de Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles ao bloco de controle da América Latina Logística (ALL) terá uma nova parada. O trio negocia a aquisição dos 18% em poder do GP2, outro fundo da GP Investimentos.
Delara, BNDESPar, Funcef e Previ, os demais componentes do primeiro escalão societário, já sinalizaram que aceitam abrir mão do seu direito de preferência. A compra deverá ser feita por meio da Hana Investments LLC, com sede no paraíso fiscal de Delaware, nos EUA. O principal acionista da empresa é o 3G Fund, que reúne uma série de investimentos de Lemann, Telles e Sicupira.
Com as mudanças, o trio se tornará o maior “acionista individual” da ALL.
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Sua presença colocará ainda mais lenha na fornalha dos projetos internacionais da empresa. Depois da compra da Brasil Ferrovias, a ALL praticamente bateu com a cabeça no teto no mercado doméstico. Dificilmente, novas aquisições passariam pelo funil do Cade. Portanto, uma vez concluída a reestruturação da Brasil Ferrovias, a ALL pretende fazer jus ao próprio nome e se consolidar como a grande operadora ferroviária da América Latina.
A companhia parte de uma base de 22,7 mil quilômetros, a maior malha da América do Sul. Seus trilhos cortam toda a região Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, além da Argentina. A idéia é esticar os dormentes para outros países da região.
Não é de hoje a empresa trabalha em um business plan para a construção de ferrovias e/ ou ramais de interligação na Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia. O investimento bateria na casa dos US$ 3 bilhões. Sabe-se também que a empresa já manteve gestões junto ao BID e à Corporación Andina de Fomento (CAF) sondando as possibilidades de financiamento.
Paralelamente, há uma equipe na companhia dedicada apenas a prospectar licitações para a construção de estradas de ferro nos países do continente.
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