A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) promete agora iniciar as obras do trecho Salgueiro-Suape dentro de um ano. A informação foi repassada ontem pelo novo presidente da companhia, Tufi Daher Filho, para o governador Eduardo Campos (PSB). O governo do Estado já fez críticas ao que considera lentidão no ritmo de obras da CFN. Atualmente, há obras apenas no trecho Salgueiro-Missão Velha, de 110 km.
Segundo a CFN, o projeto executivo do trecho Salgueiro-Suape já foi contratado e será feito pela Enefer. No caso do trecho até Pecém, a empresa escolhida foi a Concremat. A previsão é que em quatro meses já esteja pronto a primeira fase, que é o projeto conceitual. “O prazo para ter pronto o projeto executivo é de um ano, mas vamos trabalhar para obter isso antes”, comentou o executivo. “Com o projeto conceitual, já sabemos por quais municípios vai passar a Transnordestina”, reforçou o diretor administrativo, Jorge Mello. Após oito meses, ele espera ter o projeto básico pronto, quando então a CFN entrará com um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no Ibama, para obter a licença de instalação para início das obras. Na nova previsão da empresa, em doze meses as obras da Transnordestina inicia sua execução nesse trecho. O trecho Salgueiro-Suape possui 483 km de extensão.
Outro assunto discutido com o governador foi a instalação de um terminal de granéis sólidos em Suape. A empresa deve disputar com a Bunge a operação desse terminal. Segundo a CFN, o arranjo financeiro da Transnordestina só fecha se ela for operadora portuária das cargas trazidas pela ferrovia. “Já há alocados R$ 300 milhões para esse propósito, incluindo um terminal em Suape e outro em Pecém”, disse Melo. De acordo com a empresa, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já concedeu autorização para a CFN ser operador multimodal nos portos de Pecém e Suape.
Os executivos da CFN estão visitando os governantes de todos os Estados envolvidos no projeto, como o Piauí, Pernambuco e Ceará. De acordo com eles, a proposta é atualizar sobre o estado de andamento da obra, que é considerada estruturadora para a região. A Transnordestina deverá ligar Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O custo da obra é astronômico: R$ 4,5 bilhões, mas será financiada com recursos próprios da CFN (R$ 1 bilhão) e recursos federais, como desembolso do BNDES, Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
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