Dois trens da MRS logística bateram de frente na Ferrovia do Aço na madrugada do dia 05 de abril/2007 no município de Jeceaba, a 35 quilômetros de Conselheiro Lafaiete. O acidente provocou o descarrilamento de vagões das locomotivas. Parte da carga de minério se espalhou ao longo da ferrovia. Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete, cerca de 15 mil litros de óleo vazaram dos Tanques de combustíveis das máquinas. Grande parte desta substancia atingiu o leito do Rio Paraopeba.
Apesar da gravidade do acidente (foto), os maquinistas sofreram apenas ferimentos leves. Segundo fontes não oficiais por volta de 1h40min, um trem carregado de minério seguiria para o porto de Guaíba , no litoral do Rio de Janeiro, não se sabendo o motivo do choque com a outra composição, que transportava escória de alto-forno.
O trem que transportava minério de identificação NAG1208 tinha 132 vagões. No acidente, cinco deles descarrilaram. Com a batida, a outra locomotiva ficou com sete dos 62 vagões fora do trilho. De acordo com o tenente Protásio da Polícia Militar de Meio Ambiente representante s da MRS Logistica, técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e militares da Polícia de Meio Ambiente se esforçaram para conter a mancha de óleo e efetuaram a limpeza do rio. Segundo ele, o óleo atingiu uma extensão de cerca de 15 quilômetros. A MRS informou que uma sindicância foi aberta para descobrir as causas do acidente.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar