EFC terá aumento de capacidade este ano

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) está sendo preparada para alcançar a capacidade de transporte de 130 milhões de toneladas em 2009. A mudança na composição do trem utilizado, a construção e alongamento dos pátios de cruzamento e os investimentos em tecnologia são as principais medidas implementadas pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) para promover o aumento da capacidade.


Os investimentos na ferrovia para este ano são estimados em R$ 860 milhões. Nos últimos três anos foram investidos US$ 563,3 milhões na melhoria da malha ferroviária.


Cerca de 100 milhões de toneladas de cargas devem ser transportados em 2007 ao longo do trecho entre São Luís (PA) e Carajás (PA) – o dobro do que era transportado em cada trem no início da operação da ferrovia em 1985.


Só no alongamento e construção dos pátios de cruzamento, a CVRD está investindo R$ 498 milhões – para o período de 2006 a 2008. Eles estão sendo prolongados, em média, em mais 1,5 mil metros de extensão, dentro da faixa de domínio da CVRD. A EFC possui linha singela. Os pátios funcionam como desvios, permitindo que um trem siga sua rota enquanto outro fica estacionado.


No ano passado foram ampliados sete pátios de cruzamento. Até o final de 2007 vão ser concluídas mais 23 ampliações. O processo de expansão de todos os 56 pátios deve ser concluído até início do próximo ano.


O grande salto quantitativo da ferrovia em número de vagões por trem está previsto para o início do ano que vem, quando vão entrar em operação composições com 312 vagões. Para atender essa demanda, todas as locomotivas da Vela passaram a contar com um moderno sistema que possibilita a operação de trens mais longos, o chamado Locotrol.


O sistema controla a tração (força) e a frenagem dos trens de forma sincronizada. Com capacidade de gerenciar até cinco locomotivas, permite economia de combustível, diminuição da distância de frenagem e alívio do freio pneumático, movido a ar. De 2005 a 2008 os investimentos previstos nesta área são de R$ 40,3 milhões.


Os testes de trem com 312 vagões foram iniciados no final do ano passado. Em fevereiro deste ano, a Companhia Vale do Rio Doce testou composições com 340 vagões vazios, comprovando a viabilidade. No entanto, o transporte de cargas, a princípio, vai ser mesmo com 312 vagões, o que significa o maior trem das Américas.


Como forma de garantir suporte ao novo trem, os investimentos contemplam ainda treinamento e formação de mão-de-obra qualificada. No mês passado foi instalado em São Luís o centro de treinamento destinado ao aperfeiçoamento de maquinistas.


“Este é o centro mais moderno da América Latina em pesquisa e treinamento ferroviário. Não deve em nada aos demais centros do mundo”, afirma o gerente de engenharia e operações da CVRD, Luís Fernando Landeiro. A implantação do centro custou à empresa investimentos no valor total de R$ 3,5 milhões em instalações e em maquinário.


No centro são feitos testes e simulações das mais diversas situações durante a viagem de um trem de grande porte. O objetivo é primar pelo aumento da produtividade, eficiência da malha férrea e segurança.


Em 22 anos, a capacidade anual de transporte da EFC foi ampliada em mais de 90 milhões de toneladas – no início eram transportados 35 milhões de toneladas. Ao longo desse período, de acordo com o gerente-geral de operações da EFC, a ferrovia recebeu investimentos em qualificação profissional, em tecnologia de ponta e nas melhores alternativas para aumentar a produção, acompanhando a demanda mundial do mercado de minério de ferro.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Gazeta Mercantil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*