A MRS Logística, concessionária da malha ferroviária sudeste, registrou, em março, volume recorde de movimentação de contêineres na rota de trens que circulam entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As 19.500 toneladas transportadas no mês são resultado de projetos que contam com um mix diferenciado de produtos, cujos destaques são o fluxo de exportação de ferro-gusa conteinerizado e a importação de peças automotivas. O recorde anterior era de 18.100 toneladas, marca de dezembro de 2005.
De acordo com o Gerente de Vendas de Carga Geral, Fernando Poça, o início do exportação de ferro-gusa em contêineres é um diferencial fantástico. O projeto é responsável por 40% do total do volume da rota Rio – BH. “Esta é uma solução logística que trouxe enormes ganhos. É um transporte ágil e confiável que tem por objetivo atender clientes que precisam exportar o produto em menor escala”. O fluxo é desenvolvido através da integração entre a rodovia e a ferrovia. Os caminhões fazem o início do trajeto, que tem origem na região de Sete Lagoas e Pará de Minas, e seguem até Contagem, onde é realizado o transbordo da carga para os trens da MRS, que descem para os Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí. Os contêineres têm como destino o mercado asiático.
O gestor da rota, Danilo Mendes explica que a empresa visa ampliar mercado com atração de clientes do setor de siderurgia. “Queremos transportar aço em contêineres e também clientes do mercado de ardósia”. Ele explica que cerca de 95% do mineral é feita em Minas Gerais e na região de Papagaios atende a metade da demanda nacional. “Os grandes mercados consumidores de ardósia são a França e Espanha”.
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Outro grande destaque da rota é a inauguração do Terminal de Sarzedo Novo, na região da Grande Belo Horizonte, que viabilizou a conquista de novos clientes e o incremento de fluxos já existentes na Companhia. “Com cerca de três meses de funcionamento, estamos movimentando 550 contêineres mensais neste terminal. A localização e a infraestrutura favorável têm ajudado na conquista de novos projetos. Hoje, os trens da MRS movimentam, com destino ou origem em Sarzedo Novo, cargas de clientes de diversos setores como o de alimentação e o de extração mineral, por exemplo”, detalha Mendes.
Entre os planos de uma empresa está a criação de um Redex e de um armazém de estufagem em Sarzedo Novo. E também colocar em circulação as primeiras 20 locomotivas, das 50 que a empresa adquiriu nos Estados Unidos. “Temos uma capacidade de movimentação de 300 mil contêineres”, afirma. Mendes também afirmou que a capacidade de movimentação da empresa é de 200 milhões de toneladas.
O executivo também destaca o fluxo de importação de peças para o novo projeto da Daimler Crysler do Brasil. “Iniciamos o transporte em março, quando foi registrada a movimentação de 200 contêineres do Porto do Rio de Janeiro para a fábrica da Daimler, em Juiz de Fora (MG). A previsão é de que, a partir de junho, este volume cresça para 280 contêineres mensais. As perspectivas são positivas e, em 2008, poderemos alcançar o patamar de mil contêineres por mês”.
CRESCIMENTO – A rota Rio – Belo Horizonte vem apresentando um grande índice de crescimento no volume de carga transportada. O recorde de março, com 19.500 toneladas, é um indício de que a MRS vem consolidando sua posição de maior transportadora de contêineres do Brasil. “Se compararmos o resultado de março, podemos ver claramente como temos crescido. O recorde anterior foi registrado em dezembro de 2005, quando foram transportadas 18.100 toneladas”, conclui o Gerente Fernando Poça, destacando que, no total, incluindo outras rotas, a MRS transportou, também em março, 100 mil toneladas de contêineres, um crescimento de 7% em relação ao mesmo mês de 2006.
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