Pátio da Norte-Sul recebe últimos trilhos

Os trilhos já estão sobre os dormentes nos últimos seis quilômetros – de um total de 205 km – que restam para concluir o trecho da Ferrovia Norte-Sul, de Aguiarnópolis ao Pátio de Araguaína, que deverá ser inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está com visita prevista ao Estado no próximo mês de maio. Com a conclusão da obra, a cidade de Araguaína estará ligada ao Porto de Itaqui (MA).


“Neste pátio nós temos dez lotes para ciclos de grãos e combustíveis e muitas empresas estão nos procurando, por isso estamos preparando a licitação para que elas se instalem neste pátio”, afirmou o diretor da Valec, empresa construtora da ferrovia, Ulisses Assad, acrescentando que é possível também a chegada da ferrovia a Palmas até 2008, o que depende da liberação dos recursos. Segundo o diretor, até Guaraí a chegada da ferrovia, em 2008, está garantida.


O pátio de Palmas, que será construído na divisa com o município de Porto Nacional, segundo Assad será o maior da ferrovia e atenderá não só os produtores da região de Porto, mas também toda a região de Palmas, podendo, inclusive, atender também os produtores das regiões Sul e Leste da Bahia, que atualmente percorrem mais de 900 quilômetros para escoar sua produção e passariam a percorrer menos de 400 quilômetros se utilizarem a Plataforma Modal da capital tocantinense.


De acordo com o engenheiro responsável pelo trecho de Aguiarnópolis a Araguaína, Carlos Ernesto Boos Neto, são cerca de 500 homens trabalhando 24 horas na construção da ferrovia e do Pátio de Araguaína. “Só neste trecho nós construímos seis pontes ferroviárias e um túnel. Agora estamos trabalhando na manutenção porque as chuvas atrapalharam um pouco os trabalhos”, informou o engenheiro, acrescentando que o cronograma está sendo cumprido.


O Pátio de Araguaína fica a cerca de 20 km da cidade, próximo à TO-222 que dá acesso ao município de Filadélfia. Permitirá o escoamento de toda a região Norte do Tocantins. Mais de R$ 200 milhões estão sendo liberados para a continuidade das obras e segundo os engenheiros são gastos cerca de R$ 1 milhão por cada quilômetro construído – valor que é compensado pelo baixo custo de manutenção posterior e também pelo baixo preço para transportar produtos que a ferrovia proporciona.


De acordo com Neto, toda a ferrovia é controlada por um sistema de rádio, CCO – Centro de Controle Operacional, que permite o tráfego das locomotivas nos dois sentidos através de desvios de linhas existentes no pátio. O centro fica na cidade de Porto Franco (MA). No caso do pátio de Araguaína, existem dois desvios de linhas que permitem que um trem cruze com o outro independente do número de vagões, São dois quilômetros de desvio que permitirão a carga e descarga dos vagões para os 10 lotes de empresas que deverão se instalar no pátio.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Central Arquidiocesana (TO)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0