A Alstom acaba de fechar mais um contrato de peso com o Metrô de São Paulo: nada menos que 96 carros ferroviários. Com o novo acordo, a frota da Linha 2 – Verde do sistema metroviário paulista será ampliada e modernizada.
Tecnologia – Na verdade, trata-se da continuidade de um contrato originalmente assinado para o fornecimento de 132 carros – sendo 66 fornecidos no final dos anos 90 e que atualmente circulam na Linha 2 – Verde do Metrô. Ou seja, serão 66 renovados e mais 30 adicionais.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O novo projeto da Alstom, com inicío previsto para meados deste ano e entrega do total da frota no período de 30 meses, prevê o desenvolvimento de modernos carros em aço inoxidável. Além de ar refrigerado para cabine e compartimento de passageiros, contarão com um conjunto de tecnologias inovadoras de informações aos usuários como painéis internos luminosos indicando os nomes das estações, 4 câmeras de Circuito Fechado de TV e até detectores de fumaça.
Os novos carros atenderão ainda às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para Pessoas Portadoras de Deficiências. De acordo com a fabricante, os primeiros e os últimos carros de cada trem terão assentos para obesos, entrada apropriada para usuários de cadeira de rodas e fechamento de porta com sinal luminoso para os deficientes auditivos.
Seja o primeiro a comentar