A francesa Alstom fechou contrato de R$ 500 milhões com o Metrô de São Paulo para o fornecimento de 96 carros para a Linha 2 do sistema.
Os carros serão produzidos na fábrica da Alstom em São Paulo, que hoje opera com 50% de sua capacidade instalada, que é de 300 carros por ano. Com o contrato, a produção da fábrica poderá chegar a 200 carros/ano. Metade da encomen da será entregue em um ano; a outra metade está programada para 2009.
Os carros para o Metrô de São Paulo serão em aço inoxidável e terão ar condicionado para a cabine e salão de passageiros, assim como “moderno” conjunto de equipamentos que fornecem informações aos usuários e que atendem às normas da ABNT, incluindo “todos os itens de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência”, informa a Alstom.
O diretor-geral da área de transportes da Alstom no Brasil, Ramon Fondevila, disse que o projeto é uma continuidade de um contrato originalmente assinado para o fornecimento de 132 carros, dos quais 66 foram fornecidos no fim dos anos 90 pela Alstom e atualmente circulam na Linha 2-Verde do metrô. O início do desenvolvimento dos 96 carros está previsto para meados de 2007 e a entrega do total num período de 30 meses.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Outros contratos
Além do acordo com o Metrô de São Paulo, a Alstom ainda fornece carros para os metrôs de Nova York, Buenos Aires, Santiago e para a Companhia de Trem Metropolitanos (CPTM) em São Paulo, para quem deve fornecer 48 carros. O contrato com o governo paulista prevê o início da entrega em setembro, com seis carros. “Esperamos a proposta da linha 4 do metrô, que entregamos em abril. No final do mês o resultado. Se ganharmos serão mais 84 carros”.
Seja o primeiro a comentar