Boa fase para malha do porto de Santos

A movimentação de cargas na malha ferroviária do Porto de Santos (SP) vem subindo consideravelmente em 2007. Somente nos últimos dois meses registrou os melhores volumes desde 2000, quando o trecho foi concedido à iniciativa privada.


O chamado Portofer, que integra a Brasil Ferrovias, hoje pertencente a ALL (América Latina Logística), movimentou 990 mil toneladas em março e 987 mil toneladas em abril – com crescimentos de 20% e 12% em relação aos mesmos meses do ano passado, respectivamente. Já a média diária de vagões movimentados subiu 7% em relação ao mesmo período de 2006 e hoje bate na casa dos 525 vagões/dia.


 


Nos últimos dois meses, destaque para o carregamento de vagões com cargas importadas. Em abril, por exemplo, este tipo de movimentação cresceu muito mais do que a meta estipulada pela ALL: das 48,2 mil toneladas previstas, movimentou 99,4 mil toneladas. Em março não foi diferente: da previsão inicial de 34,4 mil toneladas, chegou a 60,7 mil.


 


Investimentos – A ALL atribui os recentes investimentos na linha férrea, além da redução do número de acidentes e da manutenção das locomotivas, como os principais fatores do aumento da descarga de vagões na malha. Para Marcelo Tappis, gerente da UP (Unidade de Produção) em Santos, significa ainda uma maior participação do modal ferroviário no porto. “E mostra uma mudança no perfil dos operadores portuários, que começam a optar pelo modal ferroviário”, acrescenta.


 


Para se ter uma idéia, desde outubro do ano passado a ALL investiu R$ 6,5 milhões em manutenção e construção de novas linhas na Portofer. Entre 2007 e 2009, prevê investimentos da ordem de R$ 20 milhões.


 


O principal objetivo da empresa com esses investimentos era dar condições para que a linha férrea no porto atenda a safra de 2007, reduzindo inclusive o número de acidentes. “Em novembro foram contabilizados 75 acidentes no porto. Já em abril registramos 26 ocorrências no mesmo trecho, sendo que cerca de 35% deles foram em razão das fortes chuvas que atingiram a região neste período”, destaca Tappis.


 


Entre os principais investimentos que já estão sendo feitos no porto este ano, destaque para o asfaltamento dos cruzamentos da rua João Pessoa, na Praça da Santa e no Canal 4; a troca dos rodeiros das locomotivas e a avaliação da ponte ferroviária do canal de Bertioga (estrutura da via e subaquática). O gerente considera a construção da Avenida Perimetral um dos projetos mais importantes, pois irá segregar os modais ferroviário e rodoviário. “Há algum tempo, os técnicos da Portofer/ALL vêm, em conjunto com a Codesp, realizando estudos para o traçado da malha ferroviária. Com a obra, vamos conseguir melhorar a operação no porto, pois serão eliminados várias interferências, como caminhões sobre a linha, cruzamentos da linha férrea com as avenidas e ruas, e falta de drenagem”, detalha. 


 

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Fonte: Canal do Transporte

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