A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) promove audiência pública, nesta quinta-feira (10), às 14h, para discutir o Projeto de Desenvolvimento Regional Brasil Central, que prevê a construção de três ramais da Ferrovia Norte-Sul na região Centro-Oeste, em Rondônia e em áreas adjacentes de Minas Gerais, Pará, Paraná, Bahia, Piauí e Maranhão.
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), autora do requerimento para a realização da audiência, defende a necessidade de expansão da malha ferroviária nas Regiões Centro-Oeste e Norte devido a sua localização longe dos principais portos do país e também em função da má qualidade de suas rodovias, o que onera demasiadamente o custo do transporte de grãos, animais e minérios produzidos na região.
Essa produção [do Centro-Oeste e Norte] enfrenta mais de dois mil quilômetros de rodovias em carga de caminhão até Porto de Paranaguá [PR], encarecendo sobremodo o produto, além de causar desperdício aos produtores, desestimulando assim a iniciativa daqueles que desbravaram a região e que não podem ficar à mercê das circunstâncias. O rebanho bovino e a produção mineral, existentes nesse trecho, agregam ainda mais valor e justificam também a construção do ramal ferroviário, diz Serys na justificação de seu requerimento.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto Brasil Central, de iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), deverá ser debatido por vários especialistas em transporte ferroviário, entre os quais, o diretor-geral da ANTT, Alexandre Nogueira Rezende; o diretor e autor do Projeto Brasil Central, Gregório Rabelo; o chefe do Laboratório de Transporte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Amir Mattar; e o consultor da UFSC, Antônio Galvão Novaes.
A CI se reúne também às 9h, da quinta-feira (10), para deliberar sobre matérias terminativas e não terminativas que se encontram em tramitação na comissão.
Seja o primeiro a comentar