A MRS Logística poderá aumentar o volume transportado para o Porto de Santos (SP) nos próximos anos com a operação da esteira transportadora, ligando o pátio de Campo Grande, na cidade de Santo André, região do ABC paulista, ao terminal da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa),
Há cinco consórcios interessados em construir a esteira, conforme adiantou o executivo. “O projeto estava na secretaria há mais de quatro anos. É um processo demorado, mas agora, com a apresentação do projeto construtivo, a licença para a construção deve sair em no máximo dois meses”, disse Fontana. Aprovado a construção, a esteira deverá entrar em operação em 22 meses.
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Segundo ele, não há nenhum impedimento ambiental para aprovação do projeto, pois não haverá obras de impacto no trecho. “A esteira vai utilizar o leito de uma linha férrea já existente que deixou de ser operada há muitos anos. Então é um projeto ecologicamente perfeito. Não há nenhum agravamento ambiental”, afirmou Fontana.
Neste projeto, segundo Fontana, serão investidos US$ 80 milhões, recursos já previstos no plano de investimentos de US$ 1 bilhão, traçados pela empresa para os próximos cinco anos, como adiantou este jornal. “Em operação, vamos aumentar a capacidade no volume transportado em 8 milhões de toneladas nos dois sentidos por ano no trecho”, disse Fontana. Isso porque, com a esteira, 70% do minério destinado à Cosipa será transportado por esse meio, liberando os trilhos da MRS para outras cargas.
Hoje, o minério de ferro sai do quadrilátero ferrífero
“Vamos avaliar qual é o melhor fluxo para transporte. Poderá ser contêineres como também cargas agrícolas. O transporte de minério é o nosso maior negócio, mas a expectativa é crescer em outras cargas e diversificar o nosso mix”.
No ano passado, a companhia transportou 113,3 milhões de toneladas e 124 mil TEUs (contêiner de
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