As empresas ferroviárias da França e da Alemanha lançaram nesta sexta-feira um serviço de trens de alta velocidade, mas insistem em operar seus próprios tipos de composições.
Valendo-se da nova linha entre Paris e Estrasburgo, a SNCF e a Deutsche Bahh assinam na sexta-feira um pacto de cooperação similar ao do Eurostar e do Thalys.
Mas devido a estratégias econômicas diferentes, as duas operadoras não usarão o mesmo tipo de trem.
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A alemã Deutsche Bahn usará seu trem de alta velocidade ICE entre Frankfurt e Paris. Já a francesa SNCF vai dispor do TGV entre Paris e Stutgart.
A Deutsche Bahn e a SNCF seguem estratégias diferentes para mercados exteriores, afirmou o presidente-executivo da Deutsche Bahn, Hartmut Mehdorn, ao jornal francês La Tribune, antes de chegar à estação parisiense de Gare de l´Est a bordo de um ICE.
O ICE é fabricado pela alemã Siemens AG e pela canadense Bombardier . O TGV é construído pela francesa Alstom . As empresas competem nos mercados de exportações, que valem bilhões de dólares por ano.
Os trens Eurostar, construídos pela Alstom, viajam entre Londres, Paris e Bruxelas. A empresa francesa constrói também trens Thalys que fazem as linhas entre Paris, Bruxelas, Amsterdã e Colônia.
O tempo de viagem entre Paris e Frankfurt cairá de 6 horas e 15 minutos para 3 horas e 45 minutos. Um vôo entre as duas cidades leva 1 hora e 25 minutos.
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