O Consórcio Via Amarela pode dar prosseguimento às atividades em todas as 23 frentes de trabalho da linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) entregou ao Metrô nesta terça-feira, 8, laudos autorizando a retomadas das obras nas últimas oito frentes interditadas.
As obras da linha estavam suspensas desde fevereiro, em decorrência do desmoronamento ocorrido no canteiro da futura estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, em 12 de janeiro. No acidente, sete pessoas morreram e imóveis tiveram de ser demolidos e interditados.
As frentes liberadas nesta terça foram: túnel em vala a céu aberto na Avenida Francisco Morato, rumo à estação São Paulo-Morumbi; túnel da estação São Paulo-Morumbi em direção à Vila Sônia; túnel de passagem Bianor; túnel da estação Butantã para o poço de ventilação Três Poderes; estação São Paulo-Morumbi; estação Oscar Freire; túnel Ferreira de Araújo à estação São Paulo-Morumbi.
Na estação Pinheiros, onde houve o acidente, as obras continuam restritas à contenção do terreno (construção de muros) para as investigações do IPT e do Instituto de Criminalística. Segundo o Metrô, “o túnel escavado pelo ´megatatuzão´ já avançou 363 metros sob o leito da Rua dos Pinheiros”.
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