O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura amanhã, às 11h, trecho da Ferrovia Norte-Sul, com extensão de 150 km, situado entre Aguiarnópolis (TO) e o Pátio Araguaína (TO), local da cerimônia. Foram investidos na construção do trecho R$ 458 milhões. Juquinha das Neves, presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A – empresa que detém a concessão para a construção –, está na expectativa do anúncio da liberação de verba para a construção de 132 km – entre Araguaína e Palmas (GO). A extensão total deste trecho é de 358 km, sendo que 226 km estão em obra e devem ser inaugurados no próximo ano.
O trecho tocantinense a ser inaugurado amanhã permitirá o transporte de grãos e farelos, fertilizantes e adubos, óleo e soja, álcool, derivados de petróleo, açúcar, algodão e cimento. Em 2006, o volume transportado pela Norte-Sul foi de 1 bilhão e 600 mil toneladas.
O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1.550 km de trilhos, cortando os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Posteriormente, foi incorporado o trecho Açailândia-Belém. A ferrovia terá, quando concluída, 1.980 km de extensão. A obra foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste às Sul e Sudeste, através das suas conexões com 5 mil km de ferrovias privadas. Toda a ferrovia deve estar pronta até 2010.
Para Juquinha, a integração ferroviária das regiões brasileiras será o grande agente uniformizador do crescimento auto-sustentável do País. Ela possibilitará a ocupação econômica e social do Cerrado brasileiro – com uma área de aproximadamente 1,8 milhão de km, correspondendo a 21,84% da área territorial do País, onde vive 15,51% da população brasileira.
Goiás – A Norte-Sul no Estado terá 427 km de extensão. Está sendo construído o trecho Anápolis-Ouro Verde de Goiás, com 40 km. Com a sua implantação, Juquinha espera trazer para os goianos os mesmos benefícios socioeconômicos já gerados no Maranhão, tais como a geração de emprego, a promoção do desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.
Para a construção do trecho goiano Ouro-Verde-Santa Isabel, com 123 km, e de Santa Isabel-Uruaçu, com 105 km, estão previstos recursos provenientes de uma subconcessão. Ainda para Goiás, está prevista a liberação de verba através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) par
Fonte: Diário da Manhã Online (GO)
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