Norte-Sul vai receber mais R$ 300 milhões


O trecho da Ferrovia Norte-Sul, que vai do Pátio Multimodal de Araguaína até o Pátio de Palmas (358 km) receberá, nas próximas semanas, a injeção de mais R$ 337 milhões para a conclusão da obra no intervalo. A informação é do superintendente de construção da Valec Engenharia (empresa estatal responsável pela obra), André Luis de Oliveira. O trecho ferroviário também recebeu, no último dia 18 de abril, através da MP 364, mais R$ 295 milhões.


 


De acordo com o presidente da Valec, José Francisco das Neves, a liberação desses recursos faz com que os trabalhos de construção da Norte-Sul não percam o ritmo e possibilitem estimativas de chegadas das obras até a capital do Tocantins até o final de 2008.


 


Idéia compartilhada pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) que disse, durante discurso de inauguração da Plataforma Multimodal de Araguaína, no último dia 18, que a Norte-Sul é a realização de mais uma etapa de um sonho de muitos brasileiros. “A estrada é a certeza de mais progresso, mais riqueza, mais empregos, mais negócios e mais dinheiro e comida para todos os tocantinenses”, destacou o governador.


 


Neves adiantou, ainda, que dentro de 60 a 90 dias deve estar concluído o processo que pode viabilizar a subconcessão para exploração comercial do trecho entre Açailândia (MA) e Palmas (TO), o que representaria a garantia de recursos para a conclusão da Norte-Sul.


 


Parceria


A continuação das obras da estrada de ferro no Estado também é resultado de intensivos pleitos do governo Marcelo Miranda junto ao governo federal. Prova desse empenho é o compromisso assumido pelo próprio presidente Lula, de retomar as grandes obras de infra-estrutura no país, e aí está inclusa a Norte-Sul.


 


A Valec possui a concessão da Ferrovia Norte-Sul entre as cidades de Belém (PA) a Senador Canedo (GO), conforme previsto no Plano Nacional de Viação. Com 2.066 km de extensão, a Norte-Sul atravessa o cerrado brasileiro interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste, através das estradas de ferro Carajá, Centro-Atlântica, Ferroban e Sul-Atlântica. O projeto inicial da Ferrovia Norte-Sul contempla 1.550 km de extensão, iniciando na cidade de Açailândia (MA) até a cidade de Anápolis (GO).


 


 

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Fonte: A Notícia (TO)

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