O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), participou, na manhã desta segunda-feira, dia 7, da viagem experimental no novo trecho da Linha 2 (Verde), entre as estações Imigrantes e Alto do Ipiranga, que será inaugurado no dia 30 de junho e também deu ordem de serviço para fabricação de 16 novos trens que irão operar nessa linha.
Os novos trens, em aço inoxidável, com ar-condicionado, assentos para obesos e entrada especial para usuários de cadeira de rodas, irão custar R$ 500 milhões aos cofres do governo paulista.
Segundo José Serra, a entrega desses trens vai ocorrer entre novembro do ano que vem e novembro de
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De acordo com previsão da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, em 2010, com a operação total dessa linha, que será integrada à estação Tamanduateí (linha D da CPTM), mais a estação Sacomã com o Expresso Tiradentes, a demanda diária deverá chegar a 800 mil passageiros.
CPTM
O governador afirmou também que uma das metas de sua administração é transformar os cerca de
Porém, para colocar o projeto em prática, o tucano destacou que é essencial o governo federal ampliar os limites de endividamento do Estado. Pelos cálculos do governo paulista, os custos deste projeto – que inclui também o financiamento para mais 89 composições de trens – estão estimados em cerca de R$ 9 bilhões.
Estamos impulsionando meu governo para fazer um avanço importante até 2010. Mas para avançar nessa direção (de transformar a CPTM em Metrô de superfície), temos de ter autorização do Tesouro Nacional. Na verdade, São Paulo tem capacidade de endividamento, mas o Tesouro Nacional está bloqueando isso, argumentou. E emendou: Só não vai se resolver o problema de Metrô e de trem metropolitano
Serra disse que está insistindo junto às autoridades federais para mostrar que São Paulo está dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da capacidade de endividamento.
Segundo ele, o Metrô de superfície é uma das mudanças mais importantes para a região da Grande São Paulo. A CPTM já tem os trilhos, não precisa fazer desapropriações e tem as estações, que estão precárias, mas podem ser reformadas. Ou seja, é muito mais barato e melhorará muitíssimo as condições de vida na região metropolitana.
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