Entre as obras de Goiás citadas no 1º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, apenas a construção da Ferrovia Norte-Sul – trecho Anápolis/Uruaçu – corre risco de não ser realizada de acordo com o cronograma estabelecido no início do ano. O desafio apontado pelo governo federal é obter R$ 900 milhões para a conclusão da obra, prevista para 2010. Os demais projetos mostrados no relatório receberam o selo verde, o que significa que o andamento está adequado.
O documento, que foi apresentado pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e Guido Mantega (Fazenda), mostra a situação das seguintes obras do Estado: conclusão da duplicação Brasília-Anápolis (BR-060), construção do alcoolduto Senador Canedo-São Sebastião (SP), conclusão de usinas hidrelétricas e implantação de linha de transmissão entre Tocantins e Goiás. O aeroporto de Goiânia e as duplicações das BRs 153 e 070 não aparecem no relatório divulgado pelo governo federal.
Levantamento feito pelo POPULAR na Secretaria de Infra-Estrutura, Saneago, Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e Casa Civil mostra que as obras previstas para Goiás custarão pelo menos R$ 8,5 bilhões. O projeto mais caro é do alcoolduto, que terá 1.150 quilômetros de extensão em 2010, segundo informações do relatório apresentado.
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O valor de investimento previsto para a obra é de R$ 4,1 bilhões. Até o fim deste ano, no entanto, a obra receberá apenas R$ 20 milhões. Nos quatro primeiros meses, não houve repasse de recursos para o projeto. O relatório informa que está em andamento um estudo da viabilidade da obra, que deve ser concluído em setembro.
A ferrovia Norte-Sul terá investimento de R$ 1,2 bilhão. A obra, com 280 quilômetros de extensão, deve ser iniciada no próximo ano e tem conclusão prevista para 2010. O relatório apresenta foto do trecho, com a terraplanagem executada. Até 2006, foram concluídos apenas 12 quilômetros.
As obras na BR-060, chamadas de “adequação da capacidade”, estão adiantadas, segundo o levantamento do governo federal. A conclusão está prevista para este ano, com investimentos de R$ 22,3 milhões. A duplicação do trecho de 31,3 quilômetros da divisa entre o Distrito Federal e Goiás está concluída. Faltam obras complementares e sinalização para que a rodovia seja liberada para tráfego, o que deve acontecer este mês. Já no trecho até Anápolis (61,8 quilômetros), restam menos de 10 quilômetros a ser duplicados.
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