O primeiro trem de luxo brasileiro, o ´Great Brazil Express´, começará a funcionar na segunda quinzena de novembro, no Paraná, com uma viagem para turistas. As ferrovias brasileiras, que em muitos estados estão em desuso, contarão agora com um passeio de luxo ao longo dos quase 500 quilômetros que formam o trajeto do trem entre as cidades de Pontagrossa e Foz do Iguaçu.
– Com duas locomotivas, o trem terá capacidade para 60 passageiros, que poderão contar com comodidades como assentos grandes, serviço de bar e televisão, além de desfrutar de um ambiente único em função das decorações tipicamente brasileiras, disse o diretor comercial da companhia Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho.
– A implantação da nova linha não precisará de grandes obras, mas de ´reformas´, pois aproveitará as vias e locomotivas dos trens do Serra Verde Express, que funcionam desde 1885 e que atualmente fazem um percurso diário entre Curitiba e Paraná, acrescentou.
Nestas obras de adaptação do trem à nova categoria será feito um investimento de US$ 250 mil.
A nostalgia do transporte ferroviário poderá, graças ao ´Great Brazil Express´, percorrer as cidades de Ponta Grossa, Guarapuaya, Cascavel e Foz do Iguaçu, em uma viagem no qual seus passageiros poderão conhecer os atrativos turísticos, gastronômicos, históricos e naturais do sul do Brasil.
– Entre eles as famosas Cataratas do Iguaçu, às quais ´os passageiros poderão chegar por transporte terrestre´, disse o empresário.
Está previsto que o trem de luxo faça quatro viagens mensais, embora o número ´possa ser adaptado em função da demanda´, de acordo com Arruda Filho.
A idéia do ´Great Brazil Express´ surgiu após uma reunião dos responsáveis do grupo de serviços HigiServ e da companhia que administra os trens do Paraná Serra Verde Express, com parceiros na Bélgica, no início do mês e que foi concluída com a assinatura de um acordo para sua implantação.
– Os clientes queriam um trem de luxo no país, e ficou decidido que a melhor localização era o estado do Paraná, pelos atrativos turísticos e pela paisagem, afirmou Arruda Filho.
Este encontro entre empresários brasileiros e belgas foi promovido pelo presidente da operadora de viagens Transnico, Thierry Nicolas, que autorizou a abertura da firma ´Great Brazil Express´, que dará nome ao sistema e administrará as operações do trem.
Para a companhia internacional de transporte ferroviário de luxo Transico, que trabalhou com trens de renome como o Expresso do Oriente, o principal objetivo é atrair visitantes estrangeiros para o trem brasileiro.
Arruda Filho explicou que serão colocados à venda pacotes turísticos destinados a turistas europeus, com preços entre € 2.500 e € 3 mil, e que incluirão um percurso de 8 dias pelo Brasil.
Além da viagem no trem de luxo, o trajeto dos pacotes contemplará uma visita de dois dias ao Rio e uma viagem de avião para Curitiba, assim como uma rota pelas cidades mais emblemáticas da região.
Os promotores do ´Great Brazil Express´ calculam que o Paraná terá um ´aumento notável´ de turistas estrangeiros, graças ao passeio ferroviário.
A linha turística que existe no estado do Paraná, e passa pelas cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá, recebeu em 2006 140 mil turistas, dos quais 30 mil eram estrangeiros, informou a companhia Serra Verde Express.
Com esta iniciativa, os organizadores esperam receber dois mil passageiros a mais no primeiro ano de funcionamento do trem de luxo.
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