ALL reforça segurança

Os recentes investimentos em tecnologia de ponta na malha ferroviária do porto de Santos (SP) já rendem benefícios a ALL (América Latina Logística). Instalado em março, o controle informatizado de pátios ferroviários permitiu em poucos meses redução do tempo de permanência dos vagões e locomotivas parados nos pátios de manobras, aumento da segurança e da produtividade.


 


Sistema – Batizado de CCP (Centro de Controle de Pátios), o sistema foi instalado na malha ferroviária do porto santista, que é administrada pela Portofer/ALL. Nele, com o controle via software, o operador fica responsável estrategicamente pelo planejamento dos carregamentos e análise de cenários futuros, otimizando toda a gerência e gestão dos pátios.


 


Entre outros benefícios, de acordo com a operadora logística, o novo sistema elimina a sobrecarga de informações do operador de pátios. Antes, ele ficava responsável por armazenar todas as regras de controle, normas de segurança, planejamento, situação atual do pátio, e bloqueios de locomotivas, o que o impedia de realizar projeções sobre carregamentos futuros e, conseqüentemente, comprometendo o planejamento e o gerenciamento do pátio de manobras.


 


Em funcionamento desde junho do ano passado, o CCP foi desenvolvido pela própria ALL. Para a elaboração do sistema, o gerente de Projetos e Tecnologia Operacional, Sildomar Tavares de Arruda, e o especialista Sérgio Almeida Costa, visitaram pátios de manobras no México e Estados Unidos. O programa informa on line todas as ações realizadas no pátio, além de controlar todas as ordens de serviço e a operação do pátio, realizar projeções de carregamentos e, em situações críticas, até enviar alertas inteligentes via e-mail ou SMS (mensagens de texto via celular) para os coordenadores da operação dos pátios.


 


O CCP possibilita o acesso à situação atualizada e em tempo real de qualquer ponto via internet. Com o sistema, o maquinista também pode visualizar no computador de bordo da locomotiva – através de gráficos – todo o pátio de manobras. Ou seja, ao saber em qual linha pode trafegar com segurança, pode se evitar acidentes e diminuir o consumo de diesel desligando a máquina em caso de espera prolongada.


 


Até a implantação deste sistema, o CCO (Centro de Controle Operacional) tinha o controle informatizado dos trens em toda a circulação da malha. No entanto, não mantinha o monitoramento eletrônico dos pátios, onde são formadas e direcionadas as composições ferroviárias.


 


Para o responsável pelo CCP no porto de Santos, Lauro Athayde de Freitas Neto, a construção de novas linhas e a instalação do novo sistema foram fundamentais para que a Portofer/ALL aumentasse a participação do modal ferroviário no porto de Santos (20% em março e 12% em abril), além de possibilitarem o aumento de vagões movimentados por dia (crescimento de 7%, para 525 vagões/dia). “O CCP mostra o tempo de permanência dos vagões dentro do trecho administrado pela Portofer/ALL, além de possibilitar aos controladores uma melhor visualização da situação real do pátio, destaca. Orçado em R$ 1,5 milhão e com investimentos da ordem de R$ 400 mil somente em software, o sis

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Fonte: Canal do Transporte

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