Os últimos detalhes para o início das obras do Metrô Ipanema, pelo lado da Praça General Osório, foram definidos neste domingo (3/6), numa reunião entre o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Fernandes, responsável pela administração das praças da cidade. A instalação do canteiro de obras ficou marcada para o próximo dia 11. Também ficou definido que, até o fim do mês, a Rua Jangadeiros será fechada ao trânsito para a construção de um acesso à estação.
Os secretários também tiraram dúvida dos artesãos que trabalham na feira hippie, que acontece aos domingos. Eles temiam ser retirados da praça durante a obra, mas receberam a garantia de que apenas 24 barracas serão remanejadas, o que representa menos de 10% do total.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
– Todo o cálculo para a instalação do canteiro de obras na Praça General Osório foi feito para trazer o mínimo transtorno possível à vida do bairro, aos comerciantes da feira hippie, da feira livre, que acontece às terças, e do pólo gastronômico – afirmou Julio Lopes.
Na praça, o canteiro de obras ocupará apenas uma área de
O trecho da Rua Jangadeiros que será fechado fica ente a Visconde de Pirajá e o início da Barão da Torre. Durante a obra, apenas os moradores terão acesso à rua. A RioTrilho, empresa da Secretaria de Transportes responsável pela construção do Metrô, garantiu que irá providenciar um estacionamento alternativo para os moradores, caso algum dos prédios da rua tenha a entrada da garagem interditada pela obra.
A secretária de Meio Ambiente comemorou o anúncio de que a construtora Odebrecht, que participa do empreendimento, ao final dos trabalhos, vai reformar o chafariz da Praça General Osório e recuperar todo o calçamento de pedras portuguesas.
– Essa obra caiu do céu. Já estávamos programando a licitação para a reforma do chafariz e das calçadas. Agora, soubemos dessa contrapartida da empreiteira, que vai deixar a praça ainda mais bonita. O metrô será, sem dúvida, um avanço para a região. Vai beneficiar quem vive e quem trabalha
Na outra ponta do trecho, na saída da Estação Cantagalo, em Copacabana, as escavações seguem em ritmo acelerado. Desde que as obras tiveram iníci
Seja o primeiro a comentar