O CCP (Centro de Controle dos Pátios), instalado recentemente pela ALL (América Latina Logística), em Santos, tem proporcionado ao modal ferroviário do porto a redução do tempo de permanência de vagões e locomotivas parados nos pátios de manobras, aumento de segurança e produtividade.
Com o monitoramento eletrônico dos pátios, onde são formadas e direcionadas as composições ferroviárias, acaba a sobrecarga de informações do operador nos pátios, possibilitando a este o planejamento dos carregamentos e análise de cenários futuros, otimizando a gerência e gestão dos pátios.
O sistema possibilitou o aumento de vagões movimentados por dia, com média atual de 525 vagões/dia, o que significa um aumento de 7% em relação a 2006.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
A nova ferramenta informa on line as ações realizadas no pátio, controla ordens de serviço, realiza projeções de carregamentos, controla a operação do pátio, e em situações críticas, envia alertas inteligentes por meio de e-mail e mensagens SMS para os coordenadores de operação dos pátios.
O sistema está orçado em R$ 1,5 milhão e será implantado em seis pátios ferroviários da ALL nos estados do Paraná e em São Paulo. Somente em softwares serão investidos aproximadamente R$ 400 mil.
Seja o primeiro a comentar