Delcídio anuncia Trem do Pantanal

Na audiência pública dos Marcos Regulatórios, realizada ontem, autoridades do setor de transporte debateram com o presidente do colegiado, senador Delcídio Amaral, e com o relator substituto, senador Valter Pereira (PMDB-MS), sugestões para alavancar o setor ferroviário brasileiro.


Hoje, o Brasil possui 29 mil km de ferrovias, em que operam 11 malhas concessionárias e um empresa privada, quadro este resultante do processo de desestatização. Ainda assim, parte da malha poderia operar em melhores condições com o ingresso de investimentos das Parcerias Público-Privadas (PPPs) em obras ferroviárias com vistas a eliminar os atuais gargalos de infra-estrutura e a integrar os corredores de exportação, ferrovias e portos.


De acordo com o diretor-executivo da Confederação Nacional dos Transportes – CNT, Bruno Batista, a Pesquisa Ferroviária CNT 2006 aponta como os principais entraves do setor as invasões na faixa de domínio, as passagens de nível críticas, os gargalos logísticos e operacionais, a falta de expansão e integração da malha ferroviária nacional, a regulamentação do setor e a falta de material rodante e de equipamentos.


Apesar dos resultados positivos nos últimos 10 anos, com investimentos privados da ordem de $ 12 bilhões no setor ferroviário e com investimentos previstos de R$ 3,5 bilhões para 2007, Rodrigo Vilaça ressaltou a necessidade de se integrar ferrovias com outros modos de transporte, com um plano de logística no país, de médio, longo e longuíssimo prazo, aliado a marcos regulatórios bem elaborados, para que o sistema funcione de forma única.


O diretor técnico da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas (ANUT), Renato Voltaire Barbosa Araújo, defendeu o direito da passagem universal, ou seja, de qualquer trem trafegar por qualquer malha, sem nenhum tipo de restrição, a exemplo da Ferrovia Norte-Sul.


Por sua vez, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboru Ofugi, argumentou que a lei nº 10.233/01, que criou a ANTT, e as resoluções baixadas pela agência, todas submetidas a audiências públicas, já representam um marco regulatório para o setor ferroviário. “Nesta etapa, podemos aprimorar as resoluções já existentes e criar outras que permitam à ANTT acompanhar as necessidades do mercado”, disse.


O senador Delcídio Amaral considerou que a audiência demonstrou que, apesar do salto de 18 para 25% na matriz de transportes de carga, o setor ferroviário precisa de aperfeiçoamentos em seus marcos regulatórios. O estabelecimento de um marco regulatório do setor ferroviário é fundamental a um novo ambiente no setor, com segurança jurídica, cujos imbróglios jurídicos dificultam a gestão da recuperação das ferrovias.


O cumprimento do termo de ajuste de conduta e dos compromissos que pautaram a privatização da Novoeste também foram discutidos na audiência. O Delcídio observou que o problema da Novoeste é um problema mal resolvido que ainda vai exigir uma ação muito forte da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.


“É importante que a Novoeste só viabilize o trem de transporte de passageiros – o Trem do Pantanal se houver cargas, apesar do esforço de se recuperar esse trecho de Corumbá a Puerto Esperanza, inclusive com a apresentação de uma emenda de minha autoria. Então, nós vamos pelo menos disponibilizar 50 km de ferrovia para que o Trem do Pantanal leve os turistas para conhecer a biodiversidade – a fauna e a flora da região do Pantanal”, considerou o senador.


Com relação aos altos custos do frete, questão levantada pelo senador Delcídio, o diretor-executivo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Bruno Batista, disse que o frete rodoviário cobrado no Brasil é aviltantemente barato. Daí a dificuldade de uma ampliação maior do transporte de carga através de ferrovias.


Quanto ao crescimento registrado nos últimos anos no transporte de carga ferroviário, se ocorreu graças à diversificaç

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: MS Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*