Expresso Aeroporto sai em 2010

O Expresso Aeroporto, via férrea que ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, deve sair do papel no início do ano que vem, quando será lançada a parceria público-privada (PPP) de R$ 1,75 bilhão para a linha, com início das operações previsto para 2010.


 


O governo define agora detalhes como tarifa-referência para a PPP, o local da estação terminal e o traçado definitivo. O preço estimado para a passagem é de R$ 25,00. O percurso de 27 quilômetros será feito em 15 minutos pelo trem, que chegará a uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora.


 


Em abril, dois consórcios – um de empresas brasileiras e outro de espanholas – ofereceram projetos à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na primeira concorrência da linha – restrita a idéias. Agora, a secretaria monta um projeto definitivo, unindo as propostas até o fim do ano.


 


Um dos entraves era a reivindicação de Guarulhos para que houvesse estações na cidade antes do destino final da linha. O coordenador de Planejamento e Gestão da secretaria, Renato Viegas, diz que a solução foi criar dois trens, que irão operar sobre a mesma estrutura férrea, porém de formas distintas. O primeiro (Expresso Guarulhos) sairá da Estação Brás, no centro da capital, com parada na região da Estação Engenheiro Goulart, na zona leste, e destino final no Parque Cecap (Zezinho Magalhães), próximo de Cumbica. O Expresso Aeroporto seguirá direto para Cumbica e será mais confortável, com ar condicionado.


 


Dos 27 quilômetros de linha férrea, a vencedora da PPP terá de construir apenas 9 – de Engenheiro Goulart até Cumbica, passando sobre o Rio Tietê e a Rodovia Ayrton Senna. Os outros 18 estarão sobre uma faixa de domínio já existente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Expresso Guarulhos terá tarifa compatível à praticada pela CPTM (R$ 2,30) e tem demanda projetada inicialmente para 100 mil pessoas por dia, e, futuramente, 200 mil. Já o Expresso Aeroporto tem movimentação inicial prevista de 20 mil passageiros por dia, que poderá subir para 39 mil após a conclusão da ampliação de Cumbica.


 


O trem para o aeroporto atenderá a passageiros e funcionários – estes, caso não consigam descontos na tarifa, poderão usar a composição que pára no Parque Cecap e pegar ônibus para completar a viagem. “Os trens irão operar na mesma estrutura, em intervalos de seis minutos, com partida de um ou do outro a cada três minutos”, explica Viegas.


 


Início da linha


 


Outra decisão a ser tomada nos próximos meses se refere à estação de partida do Expresso Aeroporto em São Paulo. O

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Estadao.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*