O Expresso Aeroporto, via férrea que ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, deve sair do papel no início do ano que vem, quando será lançada a parceria público-privada (PPP) de R$ 1,75 bilhão para a linha, com início das operações previsto para 2010.
O governo define agora detalhes como tarifa-referência para a PPP, o local da estação terminal e o traçado definitivo. O preço estimado para a passagem é de R$ 25,00. O percurso de
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Em abril, dois consórcios – um de empresas brasileiras e outro de espanholas – ofereceram projetos à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na primeira concorrência da linha – restrita a idéias. Agora, a secretaria monta um projeto definitivo, unindo as propostas até o fim do ano.
Um dos entraves era a reivindicação de Guarulhos para que houvesse estações na cidade antes do destino final da linha. O coordenador de Planejamento e Gestão da secretaria, Renato Viegas, diz que a solução foi criar dois trens, que irão operar sobre a mesma estrutura férrea, porém de formas distintas. O primeiro (Expresso Guarulhos) sairá da Estação Brás, no centro da capital, com parada na região da Estação Engenheiro Goulart, na zona leste, e destino final no Parque Cecap (Zezinho Magalhães), próximo de Cumbica. O Expresso Aeroporto seguirá direto para Cumbica e será mais confortável, com ar condicionado.
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O trem para o aeroporto atenderá a passageiros e funcionários – estes, caso não consigam descontos na tarifa, poderão usar a composição que pára no Parque Cecap e pegar ônibus para completar a viagem. “Os trens irão operar na mesma estrutura, em intervalos de seis minutos, com partida de um ou do outro a cada três minutos”, explica Viegas.
Início da linha
Outra decisão a ser tomada nos próximos meses se refere à estação de partida do Expresso Aeroporto
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