O governador Jackson Lago reiterou apoio à luta para reativar o transporte ferroviário no Maranhão, durante o Seminário das Ferrovias, realizado na manhã de ontem, 22, no plenário da Assembléia Legislativa. “É essencial ao desenvolvimento do estado que as ferrovias sejam reativadas e a população tenha mais esse meio de deslocamento. O fato delas terem sido esquecidas, ao longo desses anos, entristece-nos muito”, disse. O evento foi idealizado e coordenado pelo deputado Domingos Dutra (PT).
Jackson Lago ressaltou que é necessária a união de forças para sensibilizar o governo federal a ajudar o estado a criar as condições para que seja retomado o transporte ferroviário. “É louvável a iniciativa do deputado Domingos Dutra. Já tivemos grande participação nesse setor. Lamentamos que, nas últimas décadas, a ferrovia São Luís/Teresina tenha desaparecido pelo descaso. Precisávamos retomar essa discussão, porque ela é de grande importância”, ressaltou o governador no seminário que reuniu a classe política em torno da questão.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O governo federal está desenvolvendo um projeto de trens urbanos para o país com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por meio do Ministério do Transporte e das Cidades. A intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é colocar esses recursos à disposição dos estados.
Descaso – Domingos Dutra disse que o estado possui três ferrovias no Maranhão, mas apenas a de Carajás, administrada pela CVRD, funciona com transporte para passageiros de São Luís a Açailândia. Ele lembrou que é preocupante o fato da Norte Sul, que consumiu milhões do governo federal, não estar funcionando, e lamentou que a São Luís/ Teresina tenha sido desativada desde 1991 por descaso.
Seja o primeiro a comentar