Depois de ter recebido da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SMA) a Licença Ambiental Prévia para a implantação de um sistema transportador de correia de longa distância (TCLD) na semana passada, a MRS Logística parte agora para uma nova etapa do projeto, com o objetivo de obter a licença de instalação do sistema. “As obras devem ser iniciadas no primeiro trimestre do ano que vem e o sistema deve estar pronto em dois anos”, prevê Rodrigo Barbosa , gerente de Comunicação da MRS.
Segundo Barbosa, o TCLD será voltado essencialmente para o transporte de até 7 milhões de toneladas de minério de ferro – para o abastecimento da Cosipa, em Cubatão -, entre o Planalto Paulista e a Baixada Santista. Até o momento, o minério é responsável por 70% da ocupação do sistema de cremalheira, que deixa de atender, em grande escala, o transporte de cargas gerais, como contêineres e produtos agrícolas.
“O novo sistema pode atender à perspectiva inibida de garantir o transporte de novas cargas e contar com novos clientes. O minério seguirá de trem até o Pátio Ferroviário de Campo Grande, na região de Santo André, e de lá segue, pela correia, até Cubatão, para as instalações da Cosipa”, explica o gerente.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar