O TBB, Trem-Bala Brasileiro, já existe. Ele viaja a uma velocidade média de
No que depender do governo, o TBB começará a funcionar em 2015. É essa a data que consta do projeto elaborado pelo Ministério dos Transportes e aprovado em abril pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Lei Federal no 11.297, regulamentando a construção da linha de alta velocidade não só entre Rio e São Paulo, mas com extensões para Belo Horizonte e Curitiba, foi assinada pelo presidente Lula em maio de 2006. “O projeto executivo já está pronto”, afirma José Francisco das Neves, presidente da Valec Engenharia, Construções e ferrovias S.A., uma empresa pública controlada pela União e encarregada de coordenar os estudos, iniciados há três anos. Segundo Neves, do ponto de vista técnico só falta concluir estudos ambientais, que contam com acompanhamento do Ibama, e arqueológicos. “Depois da entrega dos relatórios ambientais, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) poderá lançar o edital de licitação para a obra.”
A ponte ferroviária
Os números divulgados sobre o projeto do TBB (trem-bala brasileiro), previsto para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro
1. Comprimento total da linha
2. Velocidade média
3. Freqüência dos trens 15 minutos
4. Trecho do trajeto em túneis
5. Trecho em viadutos e pontes
6. Passageiros por trem 855
O TEMPO da viagem deverá ser de 85 minutos, e a previsão é que a tarifa custe R$ 120. Uma possível parada no aeroporto de Cumbica está em estudo
Há três décadas se fala no trem-bala, sem que a idéia seja posta
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