O TGV sairá do papel?

O TBB, Trem-Bala Brasileiro, já existe. Ele viaja a uma velocidade média de 285 quilômetros por hora, o que permite fazer o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro em menos de uma hora e meia. O bilhete custa R$ 120, e as partidas são a cada 15 minutos. Dos 403 quilômetros da linha, quase 60% são percorridos em túneis, pontes e viadutos. Por enquanto, tudo funciona – no papel e em apresentações de computador. Mas a crise nos aeroportos brasileiros está fazendo o governo se mexer para que a nova ligação ferroviária entre as duas maiores cidades do país se torne realidade em breve.


No que depender do governo, o TBB começará a funcionar em 2015. É essa a data que consta do projeto elaborado pelo Ministério dos Transportes e aprovado em abril pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Lei Federal no 11.297, regulamentando a construção da linha de alta velocidade não só entre Rio e São Paulo, mas com extensões para Belo Horizonte e Curitiba, foi assinada pelo presidente Lula em maio de 2006. “O projeto executivo já está pronto”, afirma José Francisco das Neves, presidente da Valec Engenharia, Construções e ferrovias S.A., uma empresa pública controlada pela União e encarregada de coordenar os estudos, iniciados há três anos. Segundo Neves, do ponto de vista técnico só falta concluir estudos ambientais, que contam com acompanhamento do Ibama, e arqueológicos. “Depois da entrega dos relatórios ambientais, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) poderá lançar o edital de licitação para a obra.”


A ponte ferroviária


Os números divulgados sobre o projeto do TBB (trem-bala brasileiro), previsto para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro


1. Comprimento total da linha 403 km


2. Velocidade média 285 km/h


3. Freqüência dos trens 15 minutos


4. Trecho do trajeto em túneis 132 km


5. Trecho em viadutos e pontes 105 km


6. Passageiros por trem 855


O TEMPO da viagem deverá ser de 85 minutos, e a previsão é que a tarifa custe R$ 120. Uma possível parada no aeroporto de Cumbica está em estudo


Há três décadas se fala no trem-bala, sem que a idéia seja posta em prática. Se não houver obstáculos, a construção da ferrovia deverá começar no início do ano que vem. Isso, claro, se o dinheiro aparecer. O TBB custa R$ 18 bilhões, e o governo já declarou que não vai colocar dinheiro na obra. Na semana passada, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, esteve na Itália para conhecer mais detalhes da proposta apresentada pela empresa Italplan, interessada em participar da concorrência. A ministra aproveitou a viagem para tratar do assunto com o Banco Internacional Europeu, um potencial investidor. Entusiasmada com o projeto, Dilma tem discutido com o Ministério dos Transportes aspectos como demanda, tarifa e conexões. Por enquanto, a proposta é que não haja paradas, mas a possibilidade de leva

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Fonte: Revista Época

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