Pensando em resgatar a história da região e preservar os trilhos abandonados da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
A idéia, compartilhada por outros colegas de projeto, é recolocar em atividade uma Maria Fumaça de 1892, que hoje está estacionada na Estação Ribeirão Preto, na avenida Mogiana.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Ela pertence à extinta Rede Ferroviária Federal e ainda está em condições de ser restaurada. Só que quanto mais o tempo passa, mais chances temos de perdê-la”, disse Esteves.
Turismo
De acordo com o projeto, o trem turístico percorreria um trecho sem operação concessionado à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que partiria da Estação Barracão (no bairro Ipiranga) até a Estação Ribeirão Preto.
Mas o projeto, para sair do papel, precisaria além de recursos, de uma autorização da FCA para a utilização do trecho.
“Começamos as tratativas no ano passado e a empresa tem se mostrado interessada. Até porque aquele trecho não está sendo operado e mesmo assim a empresa tem obrigação de limpar e conservá-lo. E para quê?”, questiona o arquiteto, apaixonado por ferrovias e estudioso do assunto há dez anos.
Segundo ele, ainda não é possível prever qual seria o investimento necessário para restaurar os trilhos e a Maria Fumaça.
“Isso precisaria ser calculado quando tivéssemos a autorização para usar o trecho, porque quanto mais o tempo passa, mais caro fica restaurar”, declarou. Além de prever o trem turístico, que funcionaria nos finais de semana, o projeto também pretende transformar a Estação Barracão em museu ferroviário.
Promotoria apóia projeto visando preservação do trecho
O promotor de Justiça Naul Felca, que abriu inquérito para apurar as responsabilidades da FCA na conservação do trecho de ferrovia desativada
Na terça-feira ele se reuniu com o Departamento de Fiscalização Geral da Prefeitura, com a Secretaria Municipal de Infra-estru
Seja o primeiro a comentar