Depois de um dia de debates em prol do crescimento do transporte ferroviário interurbano no Brasil, o seminário O Trem Rápido de Passageiros, realizado nesta sexta-feira no auditório do BNDES no Rio de Janeiro, fechou com a promessa de um aprofundamento da discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado federal Arnaldo Jardim garantiu no fim do evento que vai abrir uma audiência pública ainda este ano para avaliar os estudos técnicos já realizados para projetos como o trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
A idéia de Jardim surgiu depois de alguns participantes do seminário colocarem em dúvida a existência de um projeto executivo completo e bem definido, que demonstre a viabilidade de uma ligação ferroviária entre as duas maiores cidades do país. Pretendo ser um porta-voz ativo desse movimento junto ao Governo para fazer os projetos de construção de linhas ferroviárias intermuncipais saírem do papel, disse o deputado.
O seminário, promovido pela Agência de Desenvolvimento do Trem Rápido Entre Munípios (Ad=Trem) e organizado pela Revista Ferroviária, contou com a participação de autoridades governamentais como o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e os secretários municipais de Transportes de Rio e São Paulo, Julio Lopes e Frederico Bussinger, além de diversos especialistas do setor ferroviário.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar