O bonde está retornando com força a muitas cidades européias de grande e médio porte, de onde tinha sido erradicado como obsoleto há muitos anos. Os novos bondes têm pouco em comum com a idéia que fazemos desse meio de transporte, especialmente no Brasil, onde, até o fim dos anos 60, circularam bondes abertos, a maioria com mais de 50 anos de operação. O bonde é ideal para operar em integração com transportes sobre trilhos pesados, como os trens suburbanos e o metrô.
O papel desses Veículos Leves sobre Trilhos (nome moderno dos bondes), foi discutido durante o painel “Tramway, os sistemas de transportes integrados”, no Instituto de Engenharia, em São Paulo, com a presença do Secretário de Transportes do Estado, José Luiz Portela Pereira e com uma apresentação do Sr. Bernanrd Rivalta, Presidente do Sytral – Sistema de Transportes urbanos de Lyon, a segunda cidade da França.
As apresentações do seminário podem ser vistas clicando aqui
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar