Alagoas ganha mais uma locomotiva temátiva, desta vez, A Nordestina. Entra em operação a partir da próxima segunda-feira, dia 30, a terceira locomotiva da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Maceió (CBTU). As locomotivas Brasileirinha, Estrela Radiosa e A Nordestina transportarão os mais de oito mil clientes que utilizam o trem diariamente em 09 bairros de Maceió e nas cidades de Satuba e Rio Largo.
As locomotivas diesel-elétricas de Maceió, modelo RS-8, pesam 68 toneladas cada uma e podem puxar até 10 carros de passageiros, mais conhecidos por vagões. A alta capacidade de transporte, cerca de 720 pessoas sentadas por composição e o preço da tarifa, R$0,50, fazem da ferrovia uma opção do transporte para a população de baixa-renda.
A idéia de criar temas para as locomotivas foi da funcionária Ângela Grangeiro e do superintendente José Lúcio após o descarrilamento da máquina 6007, atualmente conhecida por “Brasileirinha” . Já o projeto gráfico foi desenvolvido pelo artista plástico e ferroviário Agélio Novaes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Cortando áreas de Mata Atlântica, da Lagoa Mundaú e a tradicional Feira do Passarinho, o trem que faz parte da história e do cotidiano do segundo menor estado da nação, é também um símbolo de bairrismo e orgulho para seu povo.
Brasileirinha: a locomotiva com a cara do Brasil
Para enaltecer o patriotismo do brasileiro durante a Copa de Mundo de Futebol em 2006, a CBTU lançou uma locomotiva e 05 carros de passageiros estilizados nas cores verde, amarelo e azul. A composição batizada de Brasileirinha, termo adaptado de Brasileirinho, choro composto por Waldir Azevedo em 1947, foi a primeira a ser tematizada no Sistema de Trens de Maceió.
Estrela Radiosa: a mais alagoana das locomotivas
Vermelho, azul e branco: As cores da bandeira de Alagoas estampam a Estrela Radiosa, a mais alagoana das locomotivas. Retirada do Hino do Estado, a expressão “Estrela Radiosa” dá nome à locomotiva reformada em 24 de julho de 2006.
A Nordestina: mais uma locomotiva a serviço do povo
A terceira locomotiva reformada, A Nordestina, volta a circular dia 30 de julho, depois de cinco anos parada, com nome e cores que representam a região Nordeste do Brasil. Sol, jangadas, ondas e cores quentes revelam um pouco da região de belas praias e clima de verão em praticamente todo o ano.
Seja o primeiro a comentar