Associação é contra a atitude do Ibama

“No dia 07 de julho de 2007 o Brasil comemorou a eleição do Cristo Redentor como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Porém, infelizmente notícias desagradáveis tomaram o espaço da alegria nos principais jornais nos dias seguintes. Primeiro, o monumento foi alvo de protestos dos servidores do Ibama, que se aproveitaram da popularidade da estátua para vestir o Cristo Redentor com uma bandeira do órgão, além do atraso para abrir as portas do ponto turístico na segunda-feira após a eleição.


Agora, o Ibama aplica uma multa de R$204 mil contra o Trem do Corcovado, sob a justificativa de que não houve autorização do Ibama para a liberação da entrada e pelo fato de ter excedido o horário de visitação, no último domingo, quando o Trem do Corcovado abriu as portas do monumento, gratuitamente, para o público.


Para a Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito), a medida adotada pelo Ibama é absurda e, de certa forma contraditória. “Lamentamos mais uma vez pela postura do Ibama com relação ao Trem do Corcovado. Chega a ser contraditório, pois logo depois do Cristo ser eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo, o órgão ostentou uma faixa no peito do monumento, utilizando-se da festa para chamar a atenção para a sua greve. Eles entendem esse gesto como legal e regular. Agora, abrir as portas do monumento para os cariocas que contribuíram para o título resulta em multa contra o Trem do Corcovado”? , questiona o presidente da Bito, Roberto Dultra.


“Mais uma vez vimos a público declarar nosso repúdio aos posicionamentos adotados pelo órgão que tem sido incansável em prejudicar o nosso setor. Limitaram a visitação de turistas, pretendem fechar as trilhas de acesso, em vez de promoverem uma campanha séria de preservação, utilizam da estátua para fortalecer a greve de seus servidores e agora aplicam essa multa absurda contra o Trem do Corcovado, cuja direção teve uma atitude nobre de compartilhar com os cariocas e turistas a comemoração de um título tão importante. Se juntarmos todas as ações, além da repercussão negativa que o tema tem alcançado nos principais jornais do país, torna-se imensurável os prejuízos para o Turismo do Rio de Janeiro” completa Dultra”.

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Fonte: Mercados e Eventos

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