“No dia 07 de julho de 2007 o Brasil comemorou a eleição do Cristo Redentor como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Porém, infelizmente notícias desagradáveis tomaram o espaço da alegria nos principais jornais nos dias seguintes. Primeiro, o monumento foi alvo de protestos dos servidores do Ibama, que se aproveitaram da popularidade da estátua para vestir o Cristo Redentor com uma bandeira do órgão, além do atraso para abrir as portas do ponto turístico na segunda-feira após a eleição.
Agora, o Ibama aplica uma multa de R$204 mil contra o Trem do Corcovado, sob a justificativa de que não houve autorização do Ibama para a liberação da entrada e pelo fato de ter excedido o horário de visitação, no último domingo, quando o Trem do Corcovado abriu as portas do monumento, gratuitamente, para o público.
Para a Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito), a medida adotada pelo Ibama é absurda e, de certa forma contraditória. “Lamentamos mais uma vez pela postura do Ibama com relação ao Trem do Corcovado. Chega a ser contraditório, pois logo depois do Cristo ser eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo, o órgão ostentou uma faixa no peito do monumento, utilizando-se da festa para chamar a atenção para a sua greve. Eles entendem esse gesto como legal e regular. Agora, abrir as portas do monumento para os cariocas que contribuíram para o título resulta em multa contra o Trem do Corcovado”? , questiona o presidente da Bito, Roberto Dultra.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
“Mais uma vez vimos a público declarar nosso repúdio aos posicionamentos adotados pelo órgão que tem sido incansável em prejudicar o nosso setor. Limitaram a visitação de turistas, pretendem fechar as trilhas de acesso, em vez de promoverem uma campanha séria de preservação, utilizam da estátua para fortalecer a greve de seus servidores e agora aplicam essa multa absurda contra o Trem do Corcovado, cuja direção teve uma atitude nobre de compartilhar com os cariocas e turistas a comemoração de um título tão importante. Se juntarmos todas as ações, além da repercussão negativa que o tema tem alcançado nos principais jornais do país, torna-se imensurável os prejuízos para o Turismo do Rio de Janeiro” completa Dultra”.
Seja o primeiro a comentar