A Alstom Transporte acaba de entregar para a Union Railways North (URN), os trechos finais do sistema de catenária e trilhos da linha Paris-Londres, Alta Velocidade 1, que liga as estações de Ebbsfleet (Kent) e St Pancras no centro de Londres. O contrato, no valor de 178 milhões de euros, foi concedido em 2002 à ACT, uma joint venture integrada, liderada pela Alstom, que é responsável por 40% do projeto, com participação da empresa britânica Carillion e da francesa TSO.
Com a inauguração do novo trecho, que entrará em serviço em 14 de novembro, as viagens entre Paris e Londres levarão 2 horas e 15 minutos, vinte minutos a menos que o tempo atual. Outra novidade é que a estação de St Pancras se tornará o ponto de chegada para todos os trens Eurostar.
Os serviços da Eurostar compartilham o trecho entre as estações de Ebbsfleet e Waterloo em Londres com trens intermunicipais. A partir de 14 de novembro, o novo trecho da linha será reservado exclusivamente para trens de alta velocidade: primeiramente, trens Eurostar e a partir de 2009, trens regionais de alta velocidade.
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O escopo do projeto envolveu a instalação de 40 quilômetros de vias duplas, metade delas em túneis, catenárias e testes de integração de sistemas. Além da construção de 20 quilômetros de túnel bidirecional que representou um desafio tecnológico, já que a maioria dos trilhos subterrâneos está localizada sob as áreas urbanizadas. Os trilhos foram fixados em concreto e os dormentes foram revestidos de borracha e elastômero, para minimizar as vibrações.
Esse trabalho representa o primeiro contrato da Alstom para projetar, construir e integrar infra-estruturas e sistemas independentes em uma linha de alta velocidade. A empresa, desde então, conseguiu mais dois importantes projetos de infra-estrutura em 2007: eletrificar a linha de alta velocidade de Shi-Tai, na China, e equipar a rede de transporte urbano em Istambul, na Turquia.
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