Os Correios lançaram, na terça-feira passada, no Rio de Janeiro (RJ), a série de selos “Transportes Ferroviários”, composta por imagens da locomotiva “Baroneza”, do “Bonde de Santa Teresa” e do “Metrô do Rio de Janeiro”. A novidade está na inserção da Marca Brasil, identidade turística internacional do Brasil, criada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), nos 2,52 milhões de selos (840 mil de cada transporte ferroviário) desta série. O objetivo é associar esses transportes aos aspectos turísticos da cidade do Rio de Janeiro e do país.
“Nossa intenção é promover a Marca Brasil. O brasileiro precisa conhecer e comprar esta idéia para que o símbolo possa se fortalecer no país e também no exterior”, afirmou Romualdo Lopes, gerente de marketing da Embratur. Ele também adianta que o instituto pretende lançar novos selos em parceria com a Empresa de Correios Telégrafos.
A Marca Brasil representa a imagem do turismo do país e de seus principais atributos de exportação no exterior. Lançada em fevereiro de 2005, vem sendo adotada por diversas empresas exportadoras de produtos e serviços tipicamente brasileiros. O símbolo transmite conceitos de brasilidade como alegria, sinuosidade, luminosidade e modernidade e é utilizada pela Embratur em todos os seus programas de promoção, marketing e apoio à comercialização do destino Brasil no mercado internacional.
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O diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco de Salles Lopes, foi um dos convidados dos Correios na cerimônia de lançamento e fez a obliteração dos selos, como representante do instituto.
Uma das imagens utilizadas para compor a série é a da locomotiva “Baroneza”, transformada em monumento cutural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e a primeira a circular no país, em 1854.
A locomotiva foi batizada pelo imperador dom Pedro 2º, em homenagem à Dona Maria Joaquina, esposa do Barão de Mauá, patrono do Ministério dos Transportes. A “Baroneza” é um dos dois exemplares ainda existentes no mundo, um no Brasil e outro na Inglaterra.
Outro selo presente na série homenageia o “Bonde de Santa Teresa”. A partir de 1968, os bondes do Rio de Janeiro passaram a circular apenas no Bairro de Santa Teresa, que ainda mantém o aspecto do Rio Antigo, fato que dá a esse bairro um ar acolhedor e nostálgico, muito apreciado pelos turistas.
O terceiro selo retrata o “Metrô do Rio de Janeiro” devido à importância da obra para o desenvolvimento da cidade.
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