Ferrolease comemora cinco anos

A Ferrolease, especializada em locação de implementos ferroviários, comemora cinco anos de atuação ampliando a sua frota. A empresa parananese disponibiliza já na próxima semana os 35 vagões tanques adquiridos no início do ano para o mercado, que exigiram investimentos de R$ 10,5 milhões.


Atuação – Nesta meia década de atuação, a Ferrolease afirma ter investido neste setor perto de R$ 30 milhões. Com as novas aquisições, sua frota nacional somará 146 vagões entre graneleiros e tanques. E a empresa aposta na forte demanda do setor ferroviário, principalmente por conta da demanda aquecida no transporte de líquidos. “Nossa aposta é nos usuários das ferrovias, principalmente empresas de combustíveis, óleos vegetais e exportadores”, comenta o presidente da Ferrolease, Estefano Vaine Junior.


O executivo da empresa ressalta os diferenciais dos 35 tanques que serão incorporados à frota a partir da próxima semana. “Têm uma grande capacidade de carga, 86m3, e um diferencial: podem operar na bitola larga, com possibilidade de rápida conversão para bitola métrica”, enfatiza. Quanto à fabricação deles, a Amsted-Maxion ficou responsável pelo cilindro do tanque e montagem de todos os componentes, enquanto subconjuntos de montagem ficaram a cargo da Hewitt e de outros fornecedores nacionais.


Mercado – Para a Ferrolease, o mercado de leasing operacional deve experimentar maior crescimento a partir deste ano. Segundo Vaine, a tendência das concessionárias de ferrovias é investir em via permanente, enquanto os equipamentos rodantes como vagões e locomotivas deverão ser ofertados pelo mercado de locação. “Desde o final de 2006 até agora nossa frota cresceu 46%. Estamos investindo quase R$ 12 milhões devido este crescimento”, diz, acrescentando que para os próximos anos o ritmo de investimentos será parecido.


No entanto, em comparação com o mercado norte-americano, este segmento ainda é tímido no Brasil. Segundo a empresa, aproximadamente 45% dos vagões de transporte em funcionamento e 39% das locomotivas utilizadas pelas ferrovias de primeira classe dos Estados Unidos são alugadas. Aqui, acredita que atualmente não há setor de locação no Brasil, mas apenas um número pequeno de equipamentos pertencentes aos próprios clientes.


Na opinião do presidente da Ferrolease, ainda faltam marcos regulatórios claros para ter mais investimento nesse setor. “Acreditamos que a opção de leasing operacional e financeiro terá um papel fundamental no investimento do setor para aumentar a oferta de serviço de transporte. Foi isto que fez a ferrovia americana crescer tão rápido em pouco tempo”, considera.


Empresa – Para o presidente do conselho da Ferrolease, o americano Barry Ulrich, a Ferrolease é hoje mais do que uma empresa de locação de equipamentos. É uma empresa de serviços ferroviários aliada à gestão de frotas ferroviárias no Brasil, onde as ferrovias e usuários necessitam com tanta urgência. Estamos preparados para apoiar os usuários das ferrovias, financeiramente e estrategicamente, enquanto expandem os negócios e o mercado nacional”, afirma.


Entre os serviços oferecidos por ela, além de contratos de aluguel a longo prazo de vagões e locomotivas; destacam-se planejamento da gestão da frota; otimização operacional para resolver problemas operacionais ocorridos nos serviços de transporte ferroviário e avaliação de mercado. Para o mercado de locação, oferece uma série de equipamentos como locomotivas e vagões dos tipos Hopper, plataformas, tanques, gôndolas e até para transporte específico de cimento. A Ferrolease tem como acionistas GRL (Global Railroad Leasing LLC), multinacional de desenvolvimento e gerenciamento da operação de aluguel de equipamentos ferroviários, e ATT Centro-Oeste, empresa com o maior terminal independente de grãos no Brasil.

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Fonte: Canal do Transporte

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