O setor ferroviário, impulsionado pelo incremento de aportes dirigidos à produção de minério de ferro e a maior competitividade do Brasil no segmento agrícola, deve receber mais de R$ 3,5 bilhões de investimentos neste ano. A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) prevê um crescimento de 9,2% do setor, mesmo sem ter recebido, até o momento, investimentos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
O PAC prevê aportes de mais de R$ 7,8 bilhões até 2010 – R$ 1,6 bilhão apenas neste ano -, o que representa a construção, adequação, duplicação e recuperação de
Atualmente com uma malha ferroviária de 28 mil quilômetros, Vilaça projeta a expansão de
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
A MRS Logística, concessionária que controla
Os terminais intermodais representam uma das principais estratégias para a companhia. De acordo com Vilaça, desde 2006, foram inaugurados 46 dos terminais no Brasil. Com as áreas de mineração e siderurgia num ritmo de crescimento acentuado, Aché Pillar ressalta que a movimentação de contêineres e produtos agrícolas também tem obtido destaque. No primeiro trimestre, o segmento agrícola cresceu 60,3% na MRS, ante o mesmo período de 2006.
Como próximo passo, a empresa está desenvolvendo operações dirigidas ao setor de cargas frigorificadas, no trecho entre São Paulo e Santos. É um projeto embrionário. Estamos testando este segmento; ainda não sabemos o que esperar, ressalta o diretor.
Aquisições
Em março, a MRS financiou, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 241 milhões, a compra de 2.865 vagões e outros equipamentos. Em 2007, o grupo deve adquirir 10 locomotivas novas, 38 usadas e 273 vagões gôndola. Parcerias com empresas de grande porte, como Companhia Fomento Mineral (CFM), Votorantim Metais e Wilson&Sons, também já foram renovadas ou estabelecidas.
Já a América Latina Logística (ALL), com quem a MRS mantém aliança para a construção do terceiro trilho no acesso ao Porto de Santos, prevê ampliar a atuação, com foco na capacidade ociosa da malha ferroviária, que está em torno de 80%. Recursos obtidos em 2006 junto a uma linha de investimentos do BNDES, no valor de R$ 1,2 bilhão, para projetos no período 2007-09, devem contribuir com o crescimento.
Só neste ano, a estimativa de investimentos da ALL, cuja malha ferro
Seja o primeiro a comentar