Ferrovias: privatizadas e sucateadas

A privatização da Malha Nordeste resultou num encolhimento do sistema ferroviário da região e numa piora do serviço prestado. Cortando sete Estados, a Malha Nordeste foi privatizada num leilão realizado pelo governo federal há 10 anos. A vencedora da licitação foi a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que pertence à família do empresário Benjamim Steinbruck, um dos donos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Na época, a expectativa era de que a companhia realizaria novos investimentos, modernizando a ferrovia, que tinha uma extensão de 4.238 quilômetros.


Os grandes investimentos não ocorreram e a região deixou de ter uma ligação ferroviária com o Sudeste do País devido a uma cheia que ocorreu no ano 2000 e que danificou pontes e trilhos localizados entre Pernambuco e Alagoas. “Estamos isolados e não existe mais nem o trem do forró”, lamentou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Jorge Corte Real. O trem do forró percorria os 118 quilômetros que ligam a cidade de Recife a Caruaru, no Agreste do Estado. Este trecho pertencia à linha tronco, que foi desativada, e ligava a capital até Salgueiro, no Sertão.


Os trilhos da antiga Malha Nordeste começavam na cidade de Propriá, em Sergipe, e iam até a cidade de São Luiz, capital do Maranhão.“Hoje, menos da metade do que foi privatizado está em funcionamento”, disse o presidente do Centro de Estudos do Nordeste (Cenor), Sebastião Campelo.


Embora o leilão tenha sido realizado em 18 de julho de 1997, a operação da malha pela CFN foi iniciada em janeiro de 1998. A partir daí, a empresa teria que cumprir metas de aumento na movimentação de carga, de redução de acidentes e também realizar investimentos para melhorar o estado da antiga Malha Nordeste, como estava previsto no contrato que estabelece a concessão por 30 anos.


De 1998 a 2004, a CFN não cumpriu as metas de aumento da quantidade de carga nem de redução de acidentes. Em agosto de 2005, o governo federal, via Agência Nacional de Transportes (ANTT), assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a CFN reduzindo as metas que tinham sido fixadas no contrato de concessão.


“Há uma frustração do setor produtivo com a privatização da Malha Nordeste, porque não percebemos nenhuma ação proativa da CFN”, comentou, mais uma vez, o presidente da Fiepe. A ferrovia é importante para o setor produtivo porque faz com que os produtos sejam transportados de forma mais barata.


O Porto de Suape já deixou de receber um empreendimento na área de metalurgia. Ao saber que a sua matéria-prima não poderia sair do Sudeste e chegar à região de trem, a indústria desistiu do investimento. A argumentação foi de que a produção local não seria competitiva, caso fosse usado o transporte rodoviário.


Transnordestina não tem nem 10 km  
A construção da ferrovia Transnordestina não conseguiu concluir os 10 primeiros quilômetros depois de um ano e um mês do início das obras, lançadas pelo presidente Lula. A ferrovia vai sair da cidade de Eliseu Martins, no Piauí, e vai até os Portos de Pecém (no Ceará) e de Suape. No total, ela terá 1.860 quilômetros, dos quais 905 quilômetros serão de linhas novas a serem construídas em Pernambuco, Ceará e Piauí. O trecho que foi iniciado tem 110 quilômetros e liga a cidade de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, a Missão Velha, no Ceará.

A obra custará R$ 4,5 bilhões e será bancada, em mais de R$ 3 bilhões pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), do extinto Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), que acabou junto com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Apesar de a grande maioria dos recursos serem públicos, a responsável pela construção é a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).


“As grandes dificuldades estavam nas desapropriações, que estão andando. As licenças ambientais são o maior gargalo”, disse o presidente da Companhia Ferroviária

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Jornal do Commercio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0