A licitação para o projeto ferroviário Expresso Aeroporto, que vai ligar o centro de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, está em processo de formatação e pode sair em setembro deste ano. A informação foi dada na tarde desta terça-feira, 3, pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, após apresentar o pacote de projetos de sua pasta, até o ano de 2010, avaliados em R$ 16 bilhões.
Caso a licitação do Expresso Aeroporto saia mesmo em setembro, Portella disse que as obras poderão ser iniciadas em março do ano que vem. O secretário informou ainda que entre as empresas interessadas no projeto está a Italplan, empresa italiana que elabora o projeto do trem-bala que pretende fazer a ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
No entanto, Portella foi bastante cético sobre o trem-bala. Este é um projeto que não pára em pé, fulminou. Na sua avaliação, é muito difícil encontrar viabilidade econômica para um projeto estimado em R$ 27 bilhões, que fará a ligação, sem interrupção, em um trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio.
PPP
Na apresentação do pacote de R$ 16 bilhões, feita na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para uma platéia formada em sua maioria por investidores, o secretário destacou que o Estado conta com a parceria do setor privado. Se não tiver PPP (parceria público-privada), o projeto (do Expresso Aeroporto) não fica em pé, declarou.
De acordo com ele, o governo não tem recursos para todo este volume de investimentos e o setor privado também não. Por isso, disse que é preciso fazer um casamento perfeito entre governo e iniciativa privada para tornar realidade estes empreendimentos.
Ainda sobre o Expresso Aeroporto, o secretário destacou que o governo de São Paulo espera o apoio financeiro e político da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), estatal que administra os aeroportos. Segundo ele, as conversas com a empresa não estão caminhando porque ela está enfrentando muitos problemas no momento, em referência ao caos do setor aéreo.
Mas adiantou que os recursos que a Infraero deverá alocar no Expresso Aeroporto são da ordem de R$ 200 milhões, que devem ser utilizados basicamente na construção do terminal de chegada do Expresso em Cumbica.
Apoio
Em entrevista coletiva concedida após a apresentação desses projetos, Portella afirmou que gostaria do apoio não apenas do empresários, mas também dos trabalhadores, dos sindicatos e de toda a sociedade. A adesão a esses projetos não deve ser apenas financeira, emendou. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também disse que é necessário um esforço conjunto para que essas obras virem realidade.
Seja o primeiro a comentar