O ministro das Cidades, Márcio Fortes, do PP, disse ontem pela manhã, no Atlante Plaza, que nas próximas semanas o Metrorec vai lançar uma licitação para contratar a compra dos chamados VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) que serão usados para substituir trens a diesel. Segundo o ministro, esses veículos serão usados na expansão do Metrô, ligando Porta Larga, em Jaboatão, até Cajueiro Seco, no Cabo. O ministro não revelou o valor da licitação, mas disse que ela será um certame internacional.
No saguão do hotel, pagando suas contas, Márcio Fortes negou que as obras de expansão do Metrorec estejam atrasadas e disse que o cronograma está no prazo. “Retomamos a construção da Linha Sul no ano passado e estamos concluindo a obra. A obra é complexa, vamos fazer a bilhetagem eletrônica e a integração com outros modais”, afirmou.
No evento do Centro de Convenções, o ministro voltou a anunciar que o Programa de Aceleração da Economia (PAC) prevê R$ 295 milhões para o Metrô do Recife, sendo R$ 100 milhões ao longo deste ano de 2007. Em discurso, reconheceu a lentidão. “Temos que ser mais rápidos, pois outras etapas vão se seguindo”, disse. “As obras do PAC têm que acontecer. A ordem da ministra Dilma Rousseff é fazer, fazer, fazer. As verbas que não forem gastas serão usadas em outras obras”, explicou.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar