A Mitsui Rail Capital Participações (MRC), divisão brasileira da segunda maior trading do Japão, comprará os equipamentos e fará o leasing para empresas como a América Latina Logística (ALL), a maior operadora de ferrovias da América Latina, disse Kazuhiko Ono, diretor financeiro da unidade japonesa. A MRC se concentrará em rotas localizadas entre as regiões produtoras de soja do Estado de Mato Grosso e os portos localizados na costa do Atlântico, disse ele.
As demandas norte-americana e chinesa por soja, etanol, minério de ferro e outras commodities impulsionarão o crescimento da unidade brasileira de leasing da Mitsui, disse ele. A próxima colheita de soja do Brasil, segundo maior produtor mundial da oleaginosa, deve ser 10% maior do que no ano passado, afirmou.
A demanda está muito alta no Brasil, disse ontem em entrevista em São Paulo. Haverá uma grande demanda após a América Latina Logística finalizar a reestruturação de suas rotas.
A Mitsui já fez o leasing de aproximadamente 900 vagões ferroviários para a ALL, segundo Ono. A empresa também está negociando a compra de ativos ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce. A Mitsui tem participação na Valepar, que controla a Vale com 52% das ações com direito a voto.
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