A MRS Logística, concessionária da Malha Sudeste, investirá neste ano R$ 30 milhões para intensificar o transporte de ferro-gusa da região Centro-Oeste de Minas, maior parque guseiro do país, rumo ao porto do Rio de Janeiro. O objetivo é ampliar a atual capacidade de movimentação de carga de 1,2 milhão de toneladas ao ano para 2,5 milhões de toneladas. Essa seria uma das saídas à limitação logística enfrentada pelo setor guseiro no país.
Até pouco tempo as exportações eram realizadas somente por meio do Cais de Paul, em Vitória (ES), o único do país adaptado exclusivamente para os embarques de ferro-gusa. A concessão da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), que operava o porto, terminou em fevereiro deste ano. Por meio de um acordo, os guseiros mantiveram as exportações por contra própria, enquanto a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) corria atrás do alfandegamento do terminal. Por causa de um imbróglio entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal (RF) a autorização não foi concedida.
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