Ribeirão poderá ter trem

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto criou uma comissão especial para analisar a “viabilidade da implantação de transporte ferroviário de massa” na cidade, sob o regime de concessão. Portaria publicada ontem no Diário Oficial nomeia uma comissão de cinco membros, entre eles os secretários Wilson Luiz Laguna, do Planejamento e Gestão Ambiental, e João Theodoro Feres Sobrinho, de Obras.


 


Em entrevista, Laguna explica que a comissão terá por objetivo analisar a possibilidade de uma retomada operacional dos trechos de linhas férreas que cortam a área urbana.


“Ribeirão Preto caminha em direção a um milhão de habitantes. É nossa obrigação prever hoje como será o transporte coletivo do futuro”, comenta. Ele destaca que os ramais de linha férrea que existem na zona urbana, atualmente não operacionais, representam por si só um elevado investimento.


 


“Se perdermos esses trilhos, se eles forem retirados, provavelmente nunca mais teremos condições de instalá-los”, diz. A comissão, explica Laguna, chamará representantes da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), arrendatária da malha ferroviária, para saber quais os planos da empresa.


 


“O patrimônio, que é da União, está sob concessão, mas se a FCA não tiver interesse, a Prefeitura poderia buscar empreendedores dispostos a investir, por exemplo, num metrô de superfície. Aliás, a primeira coisa a ser feita pela comissão é identificar onde estão e qual a extensão desses trechos de linha férrea que cortam a cidade”, avalia.


 


Barracos ocupam trechos da linha


 


Entre os problemas a serem solucionados pelo estudo de viabilidade sobre o transporte ferroviário está a invasão da faixa de segurança em diversos trechos da malha ferroviária existente na área urbana. Desde 2004, por exemplo, a FCA, que em 2001 arrendou da Ferrovia Bandeirantes a operação da malha ferroviária que inclui Ribeirão Preto, tenta na Justiça obter a reintegração de posse de um trecho de dois quilômetros, do Km 10 ao Km 12 do ramal Ribeirão-Pontal. A faixa de segurança (15 metros de cada lado dos trilhos) foi invadida por dezenas de barracos, desde o Ipiranga (avenida Dom Pedro I) até o Planalto Verde/Jardim Paiva.


 

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Fonte: A Cidade (SP)

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