No site do Governo Federal, uma locomotiva avança rapidamente quando o internauta acessa o link do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A imagem, entretanto, não ilustra o ritmo das obras da Transnordestina. Na velocidade em que está, o projeto só ficará pronto em 17 anos, em 2024. Faltam apenas três anos e cinco meses para o fim do segundo mandato do presidente Lula da Silva, que já disse que a obra faria com que o Nordeste se tornasse uma região rica.
Retomada há um ano, a ferrovia terá 1.800 km. Do total de R$ 4,5 bilhões previstos, foram aplicados até agora cerca de R$ 30 milhões, de acordo com o presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Tufi Daher Filho. Isso representa só 0,66% do total. ´As obras estão andando. Não no ritmo que gostaríamos, mas estão andando´, garante.
Casa Civil
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Para tentar agilizar a construção, o presidente da CFN participa hoje em Brasília de reunião com os representantes da Casa Civil Maurício Muniz e Bernardo Figueiredo. ´O cronograma (da obra) está sendo revisado. Uma outra frente de serviço está dependendo da liberação de licenças ambientais e de desapropriações´, ressalta Filho.
A ferrovia vai ligar o sudeste do Piauí, o sul do Maranhão e o oeste da Bahia aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Segundo a CFN, apenas dez km (0,55% do total) entre as cidades cearenses de Missão Velha e Brejo Santo foram parcialmente construídos. Ainda faltam dormentes (onde se assentam os trilhos), brita e trilhos.
A CFN explica que depende do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) para realizar as desapropriações dos terrenos. A reportagem entrou em contato com o órgão, mas a funcionária que atendeu disse que o expediente já havia se encerrado, que o DNIT não tem assessoria de imprensa e que não podia informar o celular de ninguém que respondesse pelo órgão.
As obras, que começaram em julho de 2006, não avançaram quase nada e ficaram paradas entre fevereiro e abril de 2007. Segundo Filho, a pausa no período de chuvas já estava prevista. Os trabalhos foram reiniciados em maio passado. ´Mas as desapropriações só iniciaram para valer em fevereiro deste ano´, explica.
A primeira parte a ser construída ligará Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE) numa extensão de 110 km. Segundo Daher Filho, a próxima frente de serviço será no sentido inverso, entre Salgueiro e Jati. Os trabalhos que começaram em Missão Velha continuam até que se conclua este percurso.
O objetivo da ferrovia é facilitar o escoamento da produção de grãos e algodão. Ainda serão construídos outros três trechos: Elizeu Martins (PI) a Araripina (PE), 400 km; Araripina a Salgueiro, 210 km; Salgueiro a Suape, 483 km; e Missão Velha a Pecém, 622 km.
A CFN investirá na Transnordestina R$ 4,5 bilhões, dos quais R$ 1,05 bilhão de recursos próprios. O restante virá do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos fundos de Investimentos do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (Fdne).
Seja o primeiro a comentar