Pela proposta, um trem de alta velocidade percorreria os 403 quilômetros entre a Central do Brasil e a Estação da Luz em 85 minutos. Durante o trajeto, atingiria uma velocidade de até 360km/h. O governo federal pretende ver as obras iniciadas em 2008, com conclusão prevista para 2015. O projeto está orçado em US$ 9 bilhões (cerca de 17 bilhões), pagos pelo consórcio vencedor e sem custos para a União. A passagem custaria US$ 60 (R$ 111).
Projeto já atraiu interesse de três consórcios Três consórcios já mostraram interesse no trem-bala: um ítalo-brasileiro, com as construtoras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht e a italiana Impregilo; um sul-coreano, com a operadora KTX; e o Alstom, responsável pelo TGV na França.
Este mês, representantes da KTX e do governo da Coréia do Sul vieram ao Rio apresentar a sua proposta, em resposta à investida do Alstom. Em abril, os franceses levaram o governador para viajar em seu trem, de Paris a Estrasburgo, na quebra do recorde de velocidade entre os modelos convencionais.
O trem chegou a 574,8km/h.
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