Trens podem desafogar Congonhas

As soluções para desafogar o tráfego aéreo de Congonhas passam pelo investimento em outros meios de transporte. A redução no número de vôos precisa ser acompanhada do seu direcionamento para outros locais próximos à cidade de São Paulo, como os aeroportos de Guarulhos e Viracopos. No entanto, para que os passageiros cheguem mais facilmente a esses locais, é necessária a construção de trens que liguem a capital e essas áreas mais distantes do centro.
As medidas anunciadas pelo governo na sexta-feira, contemplam, em parte, as sugestões propostas por especialistas para desafogar Congonhas. Elas visam restringir o uso para vôos regionais e prevêem a construção de um novo aeroporto na região metropolitana.


Esta é a mesma idéia do arquiteto Ricardo Guerra Florez, autor de um projeto que propõe um aeroporto nas imediações do ABC paulista. O local seria apropriado justamente porque, nos próximos anos, o Rodoanel passará por essa região e facilitará o acesso. Florez, que também é piloto, participou dos projetos dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, de Florianópolis e de Manaus.


Na avaliação de Florez, essa obra poderia comportar tanto uma demanda maior de passageiros como a de transporte de cargas. “Ele ficaria próximo do mar e da serra, locais onde o barulho acaba sendo amenizado”, explica. Para Florez, o aeroporto de Congonhas não é perigoso. Perigosa é a forma como ele é operado atualmente.


O arquiteto Jorge Wilheim, que foi secretário de Planejamento na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, acredita que a melhor forma de desafogá-lo é transferir parte dos vôos para Guarulhos. Para isso será preciso construir trilhos para um trem que faça a ligação entre ele e o terminal da Barra Funda ou entre o aeroporto e a estação da Luz.


Esse projeto já foi elaborado e apresentado para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM. Wilheim diz que a obra não levaria mais que dois anos para ficar pronta porque ela poderia utilizar a parte já existente do leito do trem da CPTM até o bairro do Tatuapé. Depois seria preciso construir o trecho até Guarulhos. O trajeto seria feito em 20 minutos. O governo de São Paulo tem listado essa obra como uma possível Parceria Público-Privada (PPP) e prevê lançar o editar no fim do ano.


Essa solução, contudo, também passa pela ampliação do aeroporto de Guarulhos. “Espaço físico para uma terceira pista existe, o que precisamos é que o governo decida e inicie a construção”, ressalta o arquiteto.


Congonhas está saturada por conta do grande número de conexões que lá são feitas. Para Wilheim, “isso é fruto do interesse das empresas, mas precisa ser revisto. É necessário estudar se essas conexões não podem ser feitas em outros locais.” Regina Meyer, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), se preocupa com os efeitos sobre a mancha urbana. “Existe grande urgência para a redução no número de aeronaves que ali circulam. A situação atual é uma loucura”, enfatiza.


Uma outra alternativa além de Guarulhos seria transferir alguns vôos para Viracopos e Campo de Marte. Os arquitetos discordam nessa questão. Wilheim é favorável ao melhor uso do aeroporto de Campinas. Para isso seria necessária a construção de um trem rápido. Ele explica que quando a rodovia dos Bandeirantes foi construída, foi deixada uma ilha central com a idéia de que, no futuro, um trem passasse por ali. Nos últimos anos, o governo estadual usou parte dessa ilha e fez mais uma pista.


Para Florez, Viracopos não é uma solução economicamente viável. A construção do trem rápido exige tempo e dinheiro. “Enquanto isso, as pessoas teriam que chegar lá por outras formas. Táxi, por exemplo, custa quase a mesma coisa de uma passagem”, diz. A saída, então, seria colocar os vôos particulares e de menor porte no Campo de Marte. “Ele é subutilizado, estão jogando fora uma grande oportunidade”, afirma. Ele conta que desde 1948 existe

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Valor Econômico

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*