BRASÍLIA – Líder amazônida de expressão internacional, o governador Eduardo Braga (PMDB) confirma que a BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, deverá ser transformada em ferrovia. A estrada federal, construída durante o regime militar a um alto custo, está abandonada.
Eduardo Braga participou de audiência pública – sobre mudanças climáticas e conservação ambiental, e o sistema de florestas do estado do Amazonas – nas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Lá foram entrevistados Eduardo Braga; seu secretário de Meio Ambiente, Virgílio Viana; e a reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa.
Ag. Amazônica- Governador, a ferrovia Manaus-Porto Velho vai sair mesmo?
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Eduardo Braga- Eu não sei se vai sair, mas eu defendo…
AA- O senhor defende a substituição de rodovias por ferrovias, na Amazônia?
EB- Eu defendo, mas não todas, porque nem todas têm força econômica para isso. Mas eu acho que nós podemos ter a substituição de algumas rodovias por ferrovias.
AA- A substituição da Manaus-Porto Velho por ferrovia é apenas uma idéia ou é algo que o governador pretende realmente executar?
Virgílio Viana- A construção de uma ferrovia que ligaria o Amazonas ao resto do Brasil é uma iniciativa importante; ferrovia pode ser uma solução com muito menos impacto ambiental e com grande viabilidade econômica. Isso está sendo estudado pelo governo do estado, com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Fundação Getúlio Vargas.
Marilene Corrêa- Eu tinha a opinião de que a estrada deveria ser recuperada, mas eu vejo que tem sido bastante difundida e tido uma aceitação muito grande por inúmeros interlocutores a questão da ferrovia. Tenho a impressão que a ferrovia se viabiliza mais, política e tecnicamente, do que a própria rodovia, é possível que isso seja mais executável do que a própria estrada.
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