Estão quase prontos os primeiros vagões do trem de passageiro que fará a ligação de Crato a Juazeiro. Operários da indústria “Bom Sinal”, deste município, estão montando as partes externas dos vagões. Dois deles serão entregues ao governo do Estado ainda este ano. A cidade de Barbalha será integrada, posteriormente, ao projeto.
As composições serão do tipo Veículo Leve de Passageiros (VLT), nas cores amarela e prata, com capacidade para transportar até 330 passageiros cada uma. Os trens terão tração diesel hidráulica mecânica e serão formados por dois carros climatizados. A velocidade máxima operacional será de 60km/h.
A implantação do trem prevê a restauração de 13km de malha ferroviária. Os trabalhos foram iniciados na entrada do Crato, a altura do antigo “Pau do Guarda”, onde tratores estão terraplanando o trecho da ferrovia para reposição dos trilhos. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, que acompanhou o governador Cid Gomes ao canteiro de obras, informou que a equipe governamental está entusiasmada com o projeto de implantação dos trens urbanos do Cariri. Cid visitou, além das obras, algumas casas de moradores que se encontram em locais tecnicamente inaceitáveis, pela proximidade da linha férrea, confirmando a indenização destas moradias, que já estão sendo, conforme Samuel, devidamente pagas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O prefeito e sua equipe técnica estiveram com os engenheiros da obra do trem do Cariri que confirmaram, não só o grande interesse do governador, assim como, o caráter de “urgência” requerido pelo mesmo, na execução da obra.
A ligação ferroviária entre as estações de Crato e Juazeiro do Norte terá, além das duas estações, outras duas estações intermediárias, estilo “Tubo”, nos moldes das paradas de ônibus de Curitiba, capital do Paraná. O sistema contará com uma oficina de manutenção e um Centro de Administração e Controle de Trens.
Reunião
A Estação Crato será construída ao lado do Centro Cultural do Araripe, com estrutura para receber e embarcar o maior número de passageiros possível. Esta semana, representantes do governo participaram de uma reunião técnica, envolvendo as equipes do Estado e do município, compostas de engenheiros, arquitetos e outros profissionais.
Seja o primeiro a comentar