A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está instalando um novo dispositivo antiderrapante nas plataformas das estações de maior movimento. O objetivo é aumentar a segurança para os usuários. Na Linha D, entre a Luz e Rio Grande da Serra, o novo dispositivo está sendo instalado nas estações São Caetano e Santo André.
Além de antiderrapante, a faixa, de 10 centímetros de largura, também é refletiva, o que ajuda o passageiro a identificar o final da plataforma, mesmo no escuro. O material emborrachado, e com superfície semelhante a uma lixa, é afixado com uma cola especial a base de borracha que se funde com a superfície de contato e da forte aderência na borda da plataforma de concreto, após a faixa amarela de alerta.
As estações Barra Funda, Presidente Altino, Osasco e Carapicuíba, na Linha B (Julio Prestes-Itapevi), já contam com a faixa, na cor branca, instalada na beirada e ao longo das áreas operacionais das plataformas. Até agora, foram instalados aproximadamente 5 mil metros lineares do material.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
As próximas unidades a receberem o dispositivo são Brás, Tatuapé e Guaianazes, na Linha E (Luz-Estudantes).
Seja o primeiro a comentar