O deputado estadual Paulo Duarte (PT) participou no final da tarde dessa quinta-feira, 23 de agosto, do lançamento do Plano de Negócios para Ferrovia em MS, na Federação das Indústrias de MS (Fiems). O Plano foi apresentado pelo presidente da ALL, Bernardo Hees e pelos executivos da ALL. Na avaliação do parlamentar, parcerias com grandes empresas instaladas em Mato Grosso do Sul podem garantir a recuperação da malha ferroviária que corta o Estado.
O parlamentar considerou um avanço a empresa manifestar interesse em conseguir parcerias e também de querer investir na recuperação das ferrovias do Estado. Para o município de Corumbá a recuperação da ferrovia é essencial para este momento que a cidade está vivendo, afirmou.
Segundo o parlamentar, a impressão é de que o trecho que passa por Corumbá pode ser viabilizado, pela demanda de transporte de carga. Uma das empresas na região que a ALL está negociando é a MMX.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Hees destacou que foi oferecida à MMX uma proposta de R$ 280,5 milhões, que permitiriam a reestruturação da malha ferroviária entre Corumbá (onde estão as áreas de extração e a siderúrgica da mineradora) e o porto de Santos (SP). Desse total, R$ 70 milhões seriam direcionados para a aquisição de locomotivas.
Durante o evento, Paulo Duarte convidou o presidente da ALL, Bernardo Hees, para fazer uma visita a Corumbá, para discutir a recuperação do trecho que passa pela região. As operações da ALL abrangem uma área responsável por, aproximadamente, 75% do PIB do Mercosul e a companhia atende a sete dos portos mais ativos no Brasil e na Argentina, por meio dos quais 78% de todas as exportações de grãos da América do Sul são embarcadas anualmente.
Seja o primeiro a comentar